Curitiba adere à Declaração de Cidades Circulares

Durante a Smart City Expo Curitiba, prefeitura do Paraná se comprometeu em acelerar as medias de economia circular na Capital paranaense.

27 de mar de 2023

Foto: Pedro Ribas/SMCS

A convite da Smart City Expo Curitiba, o Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, esteve em Curitiba entre 21 e 23 de março acompanhado da Coordenadora Regional de Comunicação e do Escritório do ICLEI Brasil no Sul, Cibele Carneiro. Na oportunidade, o Prefeito Rafael Greca aderiu à Declaração de Cidades Circulares da América Latina e Caribe, em ato realizado no gabinete montado na feira de inovação.

 

A Declaração de Cidades Circulares é uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da República da Itália, com o apoio da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), da Organização Internacional Ítalo-Latino-Americana (IILA), da Enel e do ICLEI que visa promover a aceleração da economia circular nos territórios. Além de Curitiba, também já aderiram à Declaração as seguintes cidades associadas ao ICLEI América do Sul: Rio de Janeiro, Maricá, São Caetano do Sul, Santo André, Buenos Aires, Bogotá e Lima. Saiba como sua cidade pode aderir ao compromisso aqui.

 

Cidade mentora da 2ª edição do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA), a Capital paranaense utiliza o conceito de economia circular em várias ações, como a reciclagem de resíduos; a redução do desperdício de alimentos com o Banco de Alimentos de Curitiba; o programa Ecocidadão que utiliza o conceito “reciclar, reaproveitar e reduzir”; a criação do Bairro Novo do Caximba, maior intervenção socioambiental em andamento no Brasil; a Pirâmide Solar do Caximba, primeira usina fotovoltaica da América Latina construída sobre um antigo aterro sanitário; a Fazenda Urbana de Curitiba e as hortas urbanas, entre outras iniciativas de economia circular. “A adesão de Curitiba à Declaração é mais uma demonstração clara do comprometimento da cidade com as agendas globais de sustentabilidade”, destacou Perpétuo.

 

Ainda durante a Smart City Expo Curitiba, Perpétuo participou de painel sobre cidades inteligentes e falou sobre iniciativas inovadoras que o ICLEI implementa com seus governos locais associados, como o ICLEI Innovation, que está com rodada aberta para a aceleração de startups sobre sistemas alimentares, o 100% Energias Renováveis, o Programa de Transição Energética nas Cidades e o Action Fund. Esta última iniciativa, financiada pelo Google.org e gerida pelo ICLEI América do Sul, completou um ano do encerramento de quatro projetos alinhados à inovação, transição energética e justiça climática em Curitiba e Porto Alegre. Ao todo, foram investidos R$ 2,6 milhões a fundo perdido nas quatro iniciativas (2 em cada cidade) com impacto positivo e direto para mais de 3 mil pessoas em situação de vulnerabilidade e a redução de emissão de mais de 174 mil tCO2e na atmosfera.

 

 

Visita às iniciativas do Action Fund em Curitiba

 

Em Curitiba, os representantes do ICLEI visitaram as instalações do Projeto Solar, da Ambiens Sociedade Cooperativa, na Comunidade 29 de Março. Guiados pela líder comunitária Juliana Teixeira e por Adriane Nunes Ferreira, Sócia Cooperada Ambiens, Perpétuo e Cibele receberam as atualizações sobre os benefícios para a comunidade da instalação de 17 painéis fotovoltaicos e dois painéis térmicos para aquecimento do chuveiro comunitário na Sede Comunitária da 29 de Março. Por meio do projeto, também foram instalados 35 postes de iluminação pública, levando mais segurança para os mais de 600 moradores da comunidade.

 

Os representantes do ICLEI também foram recebidos pela equipe do Observatório Sistema Fiep, que implantaram o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba e promoveram o Concurso para Rede Municipal de Ensino de Curitiba: Soluções para as Mudanças Climáticas. Em visita ao CMEI Centro Cívico, escola vencedora do Concurso, a Diretora Ana Beatriz Souza Cerqueira apresentou as iniciativas implementadas por meio do projeto na escola de turno integral para crianças de 0 a 6 anos: residuários para separação de resíduos, composteiras, hortas e pomares e cisterna para coleta de água da chuva. “Pequenas ações geram grandes transformações”, destacou Ana Beatriz.

Todas as iniciativas do Action Fund implementadas na cidade contaram com o apoio da Prefeitura de Curitiba.

 

Entre os dias 21 e 23, também foi possível conhecer diversas ações alinhadas às agendas globais de sustentabilidade que estão sendo implementadas no território paranaense. Os representantes do ICLEI América do Sul também estiveram reunidos com Eduardo Pimentel Slaviero, Secretário Estadual das Cidades e Vice-prefeito de Curitiba; com Marilza do Carmo Oliveira Dias, Secretária Municipal do Meio Ambiente, e seu Diretor Felipe Maia Ehmke; com Luiz Dâmaso Gusi, Secretário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, e Felipe Thiago de Jesus, do Departamento de Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional; com o Inspetor Nelson Ribeiro, coordenador técnico de Proteção e Defesa Civil de Curitiba; e com a equipe do Departamento de Mudanças Climáticas da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável do Paraná (Sedest).

 

 

Texto: Cibele Carneiro


Voltar
Compartilhe