LUPPA: Maior laboratório para sistemas alimentares do Brasil reúne 26 cidades em evento em São Paulo

O Instituto Comida do Amanhã e o ICLEI América do Sul promoveram, entre 1º e 3 de fevereiro, a segunda edição do LUPPA LAB, sediado pela Prefeitura de São Paulo. Cidades de todas as regiões do país podem avançar com a construção de políticas e programas de sistemas alimentares sustentáveis, saudáveis e inclusivos.

06 de fev de 2023

Crédito: Juliana Rossini (@julianarossinifotografia)

Discutir e pensar coletivamente na implementação de políticas públicas de alimentação urbana foi o principal objetivo da segunda edição do LUPPA LAB, que ocorreu de 1º a 3 de fevereiro, no Hub Green Sampa. O evento do Instituto Comida do Amanhã e do ICLEI América do Sul, sediado pela Prefeitura de São Paulo, reuniu representantes de 26 cidades das cinco regiões do Brasil. Ao longo de três dias, as cidades participantes puderam se integrar à agenda alimentar urbana e estão aptas para avançar com a construção de políticas e programas de sistemas alimentares sustentáveis, saudáveis e inclusivos, a partir de uma perspectiva sistêmica, intersetorial e participativa.

 

 

O Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA) é o maior laboratório de cidades para sistemas alimentares do Brasil. A iniciativa surgiu como ferramenta para apoiar cidades a desenvolverem e aperfeiçoarem o caminho para a construção das políticas municipais de segurança alimentar e nutricional, contribuindo para a qualidade de vida da população e com o Planeta.

 

 

O LAB é o principal evento de toda a jornada do LUPPA, que completou 1 ano em agosto de 2022 e está em sua segunda rodada. A Coordenadora Regional de Desenvolvimento Circular do ICLEI América do Sul, Elizabeth Moura, destacou que cada atividade do evento foi pensada para que a jornada imersiva alcançasse o máximo de resultado e as cidades conseguissem sair do LUPPA LAB #2 com as ferramentas e reflexões necessárias para avançar em suas agendas alimentares urbanas localmente. “Nosso propósito é impulsionar as cidades na transição dos sistemas lineares, que impactam negativamente o meio ambiente e a saúde da população, para um sistema circular, onde reaproveitamos, regeneramos e reduzimos os impactos promovendo a melhoria da qualidade de vida.”

 

 

Ao acolher o evento, São Paulo, uma das cidades mentoras do LUPPA, pôde apresentar iniciativas de combate à fome, ao desperdício de alimentos e de uso integral de resíduos orgânicos por meio de visitas técnicas. O apoio de São Paulo ao LUPPA LAB #2 ocorreu por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e da Secretaria Municipal de Relações Internacionais.

 

Confira o que ocorreu em cada dia de atividade do LUPPA LAB #2:

 

Dia 1


A sessão de abertura contou com a participação de parceiros do LUPPA e do Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, que falou sobre a crise humanitária Yanomami. “O retrato da fome no Brasil hoje está estampado, infelizmente, na situação alarmante que vive o povo Yanomami. Mas em cada uma de nossas cidades há pessoas vivendo a tragédia Yanomami. Nós precisamos descobrir onde estão essas pessoas e trabalhar para não esconder essa face triste e perversa da nossa história. Precisamos resolver o problema da fome por meio das políticas públicas efetivas e urgentes”, destacou Perpétuo.

Ao longo do dia, as equipes das cidades reuniram-se em grupos de trabalho temáticos para dinâmicas de partilha de experiências, em construção ou já consolidadas, sobre sistemas alimentares.

 

 

Dia 2

 

Foram realizadas visitas técnicas em iniciativas de desenvolvimento circular e sistemas alimentares desenvolvidas em São Paulo. A agenda foi dividida em três roteiros:

 

🔹 ROTEIRO 1: BANCO DE ALIMENTOS E COMBATE AO DESPERDÍCIO

  1. Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CRESAN), na Vila Maria
  2. Feira participante do Programa Combate ao Desperdício

 

🔹 ROTEIRO 2: GÊNERO, AGRICULTURA URBANA E EDUCAÇÃO NUTRICIONAL

  1. Estrutura do Viveiro Escola Mulheres do GAU (Grupo de Agricultura Urbana)
  2. Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN)

 

🔹 ROTEIRO 3: HORTAS DE LINHÃO E PÁTIO DE COMPOSTAGEM

  1. Horta Sebastiana
  2. Horta Avaí
  3. Pátio de Compostagem São Mateus

 

No período da tarde, as cidades participantes e as mentoras iniciaram a jornada metodológica LUPPA. Por meio de exercícios de imersão coletiva de mapeamento sistêmico, buscaram compreender desafios, gargalos e potencialidades do sistema alimentar de seus territórios. O mapa servirá de base para a formulação do chamado projeto-âncora: um roteiro, a ser elaborado por cada cidade nos próximos meses, que vai orientar a elaboração de um plano de segurança alimentar de forma transversal, intersetorial, com participação social e abordagem sistêmica.

 

 

Dia 3

 

O terceiro e último dia do LUPPA LAB #2 contou com um painel de apresentação das cidades-mentoras: Curitiba, Osasco, Recife, Salvador e São Paulo. Além disso, os participantes do LUPPA LAB iniciaram o projeto-âncora, visando à internalização da ferramenta para a elaboração dos seus planos.

 

Ampla participação

 

O LUPPA LAB contou com as presenças de diversas autoridades e gestores públicos, como Patrícia Chaves Gentil, representante da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Prefeito de Anchieta, Ivan Canci; Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, Armando Junior; Ana Cristina Wanzeler, Secretária Adjunta de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo; Soninha Francine, Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo; Secretário Paulo Ming, representante do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo (ERESP); Coordenadora de Agricultura e Segurança Alimentar e Nutricional da Cidade de São Paulo, Lia Palm; Edirlan Rodrigues Mendes, Secretário de Produção Rural de Alvarães; Edson Anilo Cardoso, Secretário de Agricultura de Barcarena; Maria Eduarda San Martin, Secretária de Meio Ambiente de Pindamonhangaba; Paulo Ricardo Nicolas Imparato, Secretário Adjunto de Agricultura de Pindamonhangaba e outros convidados.

 

Confira a lista das 26 cidades que participaram do LUPPA LAB #2:


Abaetetuba 

– Alto Paraíso de Goiás 

– Alvarães 

– Anchieta 

– Araraquara 

– Barcarena 

– Belém 

– Bragança 

– Contagem 

– Curitiba 

– Jundiaí 

– Maracanaú 

– Maricá

– Niterói 

– Nova Lima 

– Palmas

– Pindamonhangaba 

– Porto Alegre 

– Osasco 

– Recife 

– Rio Branco 

– Salvador
– São Paulo 

– Santarém 

– Sobral 

– Vitória do Mearim

 

Pelo ICLEI América do Sul, também participaram Leta VieiraAna WernkeBruce ScheidlJhonathan Freitas e Guilherme de Franco. Pelo Comida do Amanhã, estiveram presentes Juliana TângariMónica GuerraFrancine XavierThaís Barreto, Tárzia Medeiros, Maria Eduarda LemosStephanie Gouvêa, Laís Escher, Andrea Polistchuck e Roberta Curan.

 

Sobre o LUPPA 

 

O Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares é uma plataforma colaborativa criada para facilitar a construção de políticas alimentares municipais integradas, participativas e com abordagem sistêmica. O LUPPA é um projeto do Instituto Comida do Amanhã, em correalização com o ICLEI América do Sul, com o apoio pleno do Instituto Ibirapitanga e do ICS – Instituto Clima e Sociedade. Também conta com o apoio especial da União Europeia no Brasil, Embrapa e WWF Brasil, e com o apoio institucional da FAO Brasil – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, ACT Promoção da Saúde, Alimentação Consciente Brasil, Humane Society International e outras instituições parceiras.

 

Clique aqui e saiba mais sobre o LUPPA.

 

 

 

Texto: Cibele Carneiro