LUPPA completa 1 ano e se consolida como maior laboratório de cidades na área de sistemas alimentares

Após sucesso da 1ª edição do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares, Comida do Amanhã e ICLEI avançam para a 2ª edição da iniciativa

25 de ago de 2022

Crédito: Amoon ra

Idealizado pelo Instituto Comida do Amanhã, e realizado em conjunto com o ICLEI América do Sul, o Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA) surgiu da necessidade de apoiar cidades a desenvolverem e aperfeiçoarem sua rota para a construção da Política de Segurança Alimentar e Nutricional. Com a missão fomentar a criação de sistemas alimentares justos, saudáveis e sustentáveis, o LUPPA foi lançado em agosto de 2021 e teve uma 1ª edição de resultados concretos: se consolidou como o maior laboratório de cidades na área de sistemas alimentares do Brasil. Atualmente, avança para sua 2ª edição, que ocorre até em junho de 2023.

 

 

A 1ª edição do Laboratório, que ocorreu de novembro de 2021 a janeiro de 2022 em formato virtual, trouxe a comida para o centro da mesa da agenda municipal de 23 cidades localizadas em 13 estados brasileiros: Alvarães (AM), Anchieta (SC), Araraquara (SP), Belém (PA), Bragança (PA), Brejo da Madre de Deus (PE), Caruaru (PE), Contagem (MG), Florianópolis (SC), Jataúba (PE), João Pessoa (PB), Lajedo (PE), Natal (RN), Niterói (RJ), Maracanaú (CE), Petrolina (PE), Porto Alegre (RS), Rio Branco (AC) – cidade premiada, Rio Claro (SP), Santarém (PA), Sobral (CE), Teresina (PI) e Vitória do Xingu (PA).

 

 

Foram mais de 45 horas de atividades, entre 9 oficinas, dinâmicas participativas e seminários. Este trabalho fomentou a formação de uma rede de conhecimento e conexões sobre políticas locais alimentares no Brasil, que já conta com mais de 160 participantes. A 1ª edição contou ainda com a participação de 3 cidades mentoras – Belo Horizonte, Curitiba e Recife – e importantes parcerias: Associação Mercy For Animals Brasil – Programa Alimentação Consciente Brasil; Grupo de estudos, pesquisas e práticas em ambiente alimentar e saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (GEPPAS/UFMG); Humane Society International. O LUPPA também conta com a parceria metodológica da Reos Partners Brasil e com o apoio do Instituto Ibirapitanga e do Instituto Clima e Sociedade (iCS).

 

 

Os aprendizados desta 1ª fase foram narrados nos Cadernos LUPPA. Devido à importância de fortalecer a agenda dos sistemas alimentares no território amazônico, há uma versão com ênfase nos resultados das cidades amazônicas. Clique aqui para acessar o resumo e aqui para assistir o vídeo sobre a 1ª edição do LUPPA.

 

 

 

Sobre o LUPPA

 

O Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares é uma plataforma colaborativa criada para facilitar a construção de políticas alimentares municipais integradas, participativas e com abordagem sistêmica. Seu objetivo principal é apoiar as cidades participantes para que desenvolvam e aperfeiçoem sua rota para a construção da Política de Segurança Alimentar e Nutricional, além de dar visibilidade às ações, programas e conquistas municipais no tema.

Idealizado pelo Instituto Comida do Amanhã, é realizado em conjunto com o ICLEI América do Sul, com parceria metodológica da Reos Partners Brasil, e conta com o apoio do Instituto Ibirapitanga e do iCS – Instituto Clima e Sociedade.

 

 

Texto: Cibele Carneiro


Voltar
Compartilhe