ICLEI e Prefeitura de Porto Alegre abrem chamada nacional para aceleração de startups sobre sistemas alimentares

Os interessados têm até 20 de março para se inscreverem para a segunda rodada do Programa ICLEI Innovation. A aceleração ocorrerá de 10 de abril a 31 de julho, em formato virtual, e os selecionados poderão realizar as atividades de qualquer lugar do Brasil.

23 de fev de 2023

📸 Crédito: Gustavo Barboza

O ICLEI América do Sul e a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Gabinete da Inovação, abriram nesta quinta-feira, 23 de fevereiro, chamada nacional para a aceleração de cinco startups na área de sistemas alimentares. A segunda rodada do Programa de Aceleração ICLEI Innovation tem como tema “Inovação Sustentável para Fomento a Sistemas Alimentares Resilientes e Circulares em Porto Alegre e nas demais cidades da Foodtech Alliance RS”.

 

 

As startups têm até 20 de março para se inscreverem pelo formulário online para a aceleração, que ocorrerá de 10 de abril a 31 de julho. Como os trabalhos ocorrerão no formato virtual, os selecionados poderão realizar as atividades de qualquer lugar do Brasil. O resultado da seleção será divulgado durante a South Summit, que ocorre entre 29 e 31 de março, em Porto Alegre. A rodada será encerrada no início de agosto (3 ou 4) com uma Demo Day durante o II Encontro Regional do ICLEI Brasil no Sul, que também ocorrerá em Porto Alegre.

 

 

Durante a live de lançamento do edital, o Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, destacou que a aceleração tem como objetivo ajudar os empreendedores a ganharem escala, oferecendo acesso à rede de mentores, executivos parceiros e outros benefícios.

 

Durante a live de lançamento do edital, o Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, destacou que a aceleração tem como objetivo ajudar os empreendedores a ganharem escala, oferecendo acesso à rede de mentores, executivos parceiros e outros benefícios. “O ICLEI Innovation nasceu em 2018 de uma provocação do Governo Britânico sobre como a inovação estava sendo tratada do ponto de vista das agendas de sustentabilidade. Verificamos que as estratégias tinham poucos pontos de convergência e, por isso, buscamos alternativas para conectar as pautas e incentivar a construção de cidades inteligentes e sustentáveis a partir de 5 princípios: informação, transparência, diálogo, transversalidade e ética.”

 

O Secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, destacou que a parceira com o ICLEI para esta rodada de aceleração nasceu da inquietação de como impactar áreas que tinham potencial, mas não haviam sido exploradas. “Quando falamos em amanhã mais sustentável entram temas como energia, água e, também, a produção de alimentos. Esta é a primeira ação da Foodtech Alliance, que surge com o apoio do ICLEI, para fomentar soluções e financiamento de iniciativas inovadoras e de impacto.”

 

Também participaram da live de lançamento José Luiz Esteves da Fonseca, Gestor Executivo de Relações Institucionais e Sustentabilidade da MRV, empresa parceira do ICLEI em 2023; Mónica Guerra, Diretora do Instituto Comida do Amanhã; Rogério de Assis Brasil, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Artur Roberto de Oliveira Gibbon, Presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (REGINP); Anderson Cardozo Paim, Gestor da Pulsar Incubadora do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia da UFSM; Valmor Ziegler, coordenador do Instituto Tecnológico em Alimentos para a Saúde (itt Nutrifor) da Unisinos; Marcus Seferin, Coordenador do Cumbuca Food Hub do Tecnopuc; e Rodrigo Corradi, Secretário Executivo Adjunto do ICLEI América do Sul.

 

A segunda rodada do ICLEI Innovation conta com o apoio da MRV, Foodtech Alliance RS, Pacto Alegre, Tecnopuc, Unisinos, Inovatec UFSM, Pulsar – Incubadora da UFSM, Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), FAO e Instituto Comida do Amanhã.

 

Mais sobre a rodada de Sistemas Alimentares
Esta rodada do programa busca fomentar a geração de tecnologia aplicada a demandas e desafios das cidades, com foco no desenvolvimento urbano sustentável, bem como oferecer soluções circulares nos seguintes temas:

– Inovação na produção e na educação para o consumo de alimentos em regiões urbanas;

– Sistemas e técnicas inovadoras de produção e distribuição urbana de alimentos;

– Tecnologias para produção sustentável e circular de alimentos (funcionais e sintéticos) de alta eficiência e baixo impacto;

– Formas mais sustentáveis e circulares de produção, distribuição, venda, consumo e alternativas;

– Plataformas de suporte e/ou estímulo ao turismo regional, que possam conectar a gastronomia local a turistas, produtores e consumidores, oferecendo oportunidades de geração de emprego e renda, com base na economia circular;

– Sistemas para mapear políticas públicas e ações correlatas complementares, promovendo a possibilidade de acesso a financiamentos e desenvolvimento de parcerias;

– Tecnologias de suporte à produção orgânica e sustentável de alimentos;
– Sistemas de informação em tempo real para o produtor.

 

Serão preferencialmente selecionadas para o programa as soluções que demonstrem compromisso com o atendimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

 

 

Confira os detalhes do Edital aqui.

 

 

Texto: Cibele Carneiro

Tags:


Voltar
Compartilhe