Sorocaba é destaque entre as 5 cidades mais inteligentes do mundo em relação ao uso da água

O jornal The Guardian reuniu os casos mais interessantes de projetos urbanos

03 de mar de 2016

Reprodução

O jornal The Guardian (Inglaterra) reuniu os casos mais interessantes de projetos urbanos envolvidos na gestão, proteção e conservação da água entre países em desenvolvimento

 

Com a maior parte da população mundial vivendo em espaços urbanos e com o avanço dos impactos causados pelas mudanças do clima, soluções para problemas relacionados ao abastecimento da água se tornaram algo crucial em áreas metropolitanas nos últimos anos. A Cidade de Sorocaba (SP), Membro ICLEI, foi destaque no tema ao lado de Bangalore (Índia), Cape Town (África do Sul), Beira (Moçambique) e Lima (Peru), todas com projetos inovadores. O jornal destacou iniciativas como a despoluição do rio Sorocaba, o Parque Linear e arborização.

 

A população de Sorocaba junto à Prefeitura vem trabalhando duro para limpar os rios da cidade que foram gravemente poluídos pela indústria, mineração e esgotos. Para ser ter uma ideia, em Junho de 2015, em um único dia, cidadãos removeram mais de 228 kg de lixo do rio Sorocaba. E, regularmente, trabalhadores da Prefeitura, removem 10 toneladas de sujeira, folhas, galhos e recicláveis em um mês. Além disso, há esforços por parte da gestão municipal para tornar a beira-rio um lugar mais bonito e apropriado para a ocupação do espaço público. Estão sendo criados parques lineares com este objetivo e também sistemas para conservação de água extra em tempos de alta do rio Sorocaba. A Prefeitura também providencia a plantação de árvores nos arredores do rio.

 

Confira a matéria completa para saber sobre as demais Cidades e iniciativas: goo.gl/YQ8wSa

 

Fonte: The Guardian

Tags: