#CidadesAgem sobre as mudanças climáticas e ICLEI firma parceria pelo Compacto de Prefeitos e com outras sete iniciativas ousadas na Cúpula Climática da ONU, Nova Iorque

O número de Cidades comprometidas com o enfrentamento às mudanças climáticas está aumentando

24 de set de 2014

Reprodução

O número de Cidades comprometidas com o enfrentamento às mudanças climáticas está aumentando, e o nível de ambição de suas ações também. Muitas cidades estão agora estabelecendo metas mais audaciosas de redução de 40, 70 a 100 por cento das emissões de gases do efeito estufa (GEE) até 2050 e melhorando a resiliência às mudanças climáticas. Coletivamente, elas serão cruciais para redução substancial das emissões globais de GEE e para garantir a segurança de seus cidadãos, da infraestrutura e do meio ambiente. Essa é a mensagem chave que o ICLEI–Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI) levou à Cúpula Climática da ONU 2014 (UN Climate Summit 2014). Tendo anunciado parceria com oito iniciativas ousadas para estabelecer, promover e acelerar a ação climática local, o ICLEI está completamente comprometido com o sucesso das ações de maneira combinada.

 

Lar de metade da população mundial, as cidades são responsáveis por 75% do consumo de energia e respondem por 40-50% das emissões de gases do efeito estufa (GEE). Elas já estão exercendo uma função chave no enfrentamento às mudanças climáticas, reduzindo emissões, desenvolvendo resiliência e promovendo alternativas sustentáveis nos setores de transporte, construções, resíduos, água e energia. Os municípios serão centrais para garantir que os efeitos adversos das mudanças climáticas atinjam os cidadãos, o meio ambiente e sua infraestrutura com o menor impacto possível.

 

O ICLEI é um movimento de mais de 1000 cidades dedicadas ao desenvolvimento sustentável, representando aproximadamente 660 milhões de cidadãos em 88 países. Trazendo a voz desses membros à Cúpula, o ICLEI está promovendo e se engajando em oito iniciativas pioneiras: Compacto de Prefeitos (Compact of Mayors), Aliança de Finanças para Cidades e Clima (City Climate Finance Alliance), Iniciativa Municipal de Resíduos Sólidos CCAC (CCAC Municipal Solid Waste Initiative), Iniciativa Acelerador de Cidades Resilientes (Resilient Cities Accelerator Initiative), Precificação do Carbono (Carbon Pricing), Iniciativa Acelerador de Construções Eficientes (Buildings Efficiency Accelerator Initiative), Iniciativa Acelerador de Energia Distrital (District Energy Accelerator Initiative), e Veículos de Mobilidade Urbana Elétrica (Urban Electric Mobility Vehicles).

 

“Por mais de duas décadas, o ICLEI tem advogado pelo reconhecimento adequado, engajamento e empoderamento das cidades e governos locais no enfrentamento às mudanças climáticas. O Mapa do Caminho dos Governos Locais pelo Clima (Local Government Climate Roadmap) mapeia a jornada internacional de articulação que começou em 2007, em Bali, na qual a Cúpula Climática representa um passo bastante importante. O ICLEI aporta sua rica experiência, conhecimento técnico e de políticas, e visão clara para alimentar o sucesso da Cúpula” disse o Presidente do ICLEI, David Cadman.

 

Lançado na Cúpula Climática, o Compacto de Prefeitos (Compact of Mayors) é um destaque à parte – resultado de uma colaboração internacional sem precedentes entre redes de cidades e apoiadores. É o maior esforço de cidades para reduzir o nível de emissões de GEE, relatar o seu progresso, e se preparar para os impactos das mudanças climáticas. Em parceria com a C40 Cities Climate Leadership Group (C40) e a Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), o ICLEI convidará cidades e governos locais a relatarem seus compromissos climáticos e inventários de GEE através de um sistema de medição padronizado que é compatível com as práticas internacionais – a ser adotado em breve – o Protocolo Global sobre Emissões de GEE na Escala da Comunidade (Global Protocol on Community-scale GHG Emissions – GPC). Além disso, a relatoria de ações de mitigação e adaptação deve continuar, ajudando a identificar boas e ótimas práticas.

 

O Registro Climático carbonn (carbonn Climate Registry), plataforma mundial líder em relatoria de ações climáticas para governos locais e subnacionais – que já cobre 12% da população urbana global através da relatoria – se tornará a base de dados harmonizada para a coleta e publicação de dados de Emissões de GEE nas cidades do Compacto de Prefeitos. Disponível publicamente e de livre uso, o carbonn continuará sua função como uma plataforma de relatoria, e adicionalmente, agrupará dados de plataformas de relatoria climática existentes. Essas informações ajudarão regiões, nações e instituições financeiras a entender melhor o potencial e impactos decorrentes dos esforços climáticos locais em larga escala e onde eles podem oferecer apoio, como financiamento de sistemas de transporte coletivo ou medidas de eficiência energética.

 

“O Anúncio – o Compacto de Prefeitos (Compact of Mayors), seu processo de relatoria padronizado e portal público de dados, o Registro Climático carbonn, surgiram de uma colaboração sem precedentes entre redes de cidades”, disse o Prefeito Park Won-soon, de Seoul, Coréia do Sul. “Esse esforço cooperativo em direção a uma abordagem transparente e padronizada para todas as cidades é um exemplo para o mundo de como a cooperação internacional pode funcionar, e do impacto que um acordo como esse pode gerar.

 

“O Compacto é mais que um novo compromisso político. É uma locomotiva adicional para acelerar e promover ações climáticas transformadoras que são urgentemente necessárias nesse exato momento”, disse o Prefeito de Bonn, Juergen Nimptsch. “As cidades na rede do ICLEI já estão se comprometendo com reduções de 40, 70 a 100 por cento das emissões de GEE até 2050. Esperamos inspirar outras cidades a fazer o mesmo e as convidamos a participar do Compacto para acelerarmos esses esforços.”

 

No domingo, o ICLEI também se juntou à Marcha pelo Clima em Nova Iorque de 21 de setembro, sob o slogan “Clima das Pessoas, Compromisso dos Prefeitos” (Peoples Climate, Mayors Commit). Tendo reunido mais de 600,000 pessoas ao redor do mundo, a marcha se tornou a maior mobilização por ações climáticas da história. Os Prefeitos George Ferguson (Bristol, Reino Unido), Herbert Bautista (Cidade de Quezon, Filipinas), Jurgen Nimptsch (Bonn, Alemanha), Frank Cownie (Des Moines, EUA), e Ronan Dantec (Nantes) se juntaram à marcha representando toda a rede ICLEI.

 

[Acompanhe todas as notícias sobre Cidades e Mudanças Climáticas no City Talk Blog, em nossos Twitters @ICLEI_Carbonn @ICLEI @ICLEISAMS e veja fotos no Flickr]