Betim e Sorocaba lançam Análise de Risco Climático e Inventário de Emissões de GEE

Documentos fazem parte da estratégia para fundamentar a ação climática das cidades para os próximos anos

17 de dez de 2020

Crédito: Reprodução

Betim e Sorocaba vêm se destacando na implementação de iniciativas de redução  de emissões, eficiência energética e educação ambiental. Em dezembro, as cidades deram mais um passo rumo ao aprimoramento de sua gestão climática dos municípios com o lançamento de importantes estudos: as Análises de Risco Climático e os Inventários de Emissões de GEE.

 

A apresentação dos inventários de emissões de gases do efeito estufa (GEE) atualizados e a construção das análises de risco climático são estratégicas para o futuro dos municípios. Os dados e informações provenientes dos respectivos estudos irão fundamentar a gestão climática para os próximos anos, abarcando os aspectos de adaptação e mitigação de forma detalhada.

 

“O comprometimento dos governos locais com a agenda climática é ponto-chave para o sucesso do Acordo de Paris. Esses instrumentos permitem de maneira assertiva definir prioridades da cidade e eliminar áreas de risco” afirma Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI América do Sul.

 

Os estudos foram realizados no contexto do projeto Urban-LEDS II, implementado pelo ICLEI em parceria com o ONU-Habitat e financiado pela Comissão Europeia, que tem o objetivo de tornar as estratégias de desenvolvimento de baixo carbono  e resiliente uma parte fundamental da política e planejamento urbano nas cidades.

 

Para apresentar os documentos consolidados do Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa (ano base 2014-2017) e da Análise de Risco Climático para as secretarias municipais de Betim, o Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência, coletivos, universidades, o setor privado e para a sociedade civil em geral; o ICLEI e o município de Betim realizaram no dia 14 de dezembro, a reunião de lançamento destes materiais. 

 

“Queremos garantir que nossas atividades não criem impacto negativo ao meio ambiente. Assim evitaremos o aquecimento global e demais problemas ambientais” afirmou o prefeito de Betim, Vittorio Medioli.

 

“Fechamos o ano com grandes estudos sendo concluídos e apresentados à sociedade de Betim e já estamos pensando na atualização desses dados”, diz o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Betim, Ednard Barbosa de Almeida.

 

Em Sorocaba o lançamento dos materiais aconteceu durante o 2º Fórum Regional de Mudanças Climáticas de Sorocaba. Promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMA) e pela Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas (SERIM) da cidade, o evento reuniu secretários municipais de meio ambiente, planejamento, mobilidade, saneamento, desenvolvimento econômico e agricultura, além de universidades, indústrias, comércio, agropecuária, construtoras e sociedade civil organizada para proporem ações para o desenvolvimento sustentável da Região Metropolitana de Sorocaba.

 

“Somos muito gratos ao ICLEI. Os municípios que participam deste evento devem trazer o ICLEI para mais perto para estabelecer parcerias como estabelecemos em Sorocaba e ter sucesso na gestão pública de suas cidades”, diz o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Maurício Mota.

 

“Os documentos ajudam a entender como a cidade está no presente e o que pode acontecer no futuro. Precisamos ter conhecimento para monitorar a efetividade de ações e buscar aprimoramento de soluções que dêem conta de endereçar questões, não só ambientais, mas também sociais e econômicas” diz Sophia Picarelli do ICLEI.

 

Os documentos estão disponíveis para leitura na biblioteca do ICLEI.

 

Tags: