Cidades sul-americanas avançam em seus estudos de risco climático

Betim, Sorocaba, Cartago e Manizales realizam workshops preparatórios para a elaboração das análises.

03 de ago de 2020

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), os centros urbanos atualmente são responsáveis por mais de 70% da emissão global de gases de efeito estufa. Portanto, emerge a necessidade que os governos tracem um plano de ação climática para implementar em seus territórios políticas públicas que  levem em consideração o enfrentamento à  mudança do clima.

 

O estudo de risco e vulnerabilidade climática é uma etapa fundamental do planejamento urbano sustentável  de um governo pois traz o diagnóstico  necessário para definir ações a fim de  transformar o território mais resiliente. 

 

Entre os meses de junho e julho, quatro cidades sul-americanas que integram o projeto Urban-LEDS II, deram passos importantes rumo a elaboração de seus estudos de risco e vulnerabilidade climática:  Sorocaba  e Betim (Brasil); Cartago e Manizales (Colômbia).

 

Durante os primeiros workshops, realizados pelo ICLEI América do Sul e WayCarbon, foi apresentada a metodologia que será aplicada nessas cidades brasileiras e colombianas.

 

Com o intuito de fomentar a troca de conhecimento sobre os desafios da cidade e as soluções aplicadas em cada território, o processo de construção do Estudo de Risco e Vulnerabilidade Climática conta com a participação da sociedade civil nas quatro cidades, colaborando para o processo de construção de um compliance climático participativo e engajado.

 

Além dos representantes da sociedade civil, participaram dos primeiros encontros técnicos das prefeituras, representantes de órgãos pertinentes a gestão de risco e da academia.

 

A previsão é que os quatro estudos sejam finalizados em setembro deste ano, quando será realizado um workshop final aberto à cidade.

 

“Estamos passando por um momento ímpar em Sorocaba, reunindo diversas instituições em prol de políticas públicas com um olhar especial para as mudanças climáticas. Somos uma cidade privilegiada, com a presença de instituições de ensino que nos alicerçam para avançar em políticas públicas nesta área ambiental”, destacou o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Sorocaba, Maurício Tavares da Mota.

 

“Para Manizales, tem sido muito útil trabalhar com o ICLEI para aplicar estratégias de desenvolvimento urbano para baixas emissões de carbono. Estar neste projeto nos permitiu ter diálogos com especialistas internacionais que nos permitiram orientar e apoiar outras pessoas e ações em prol do clima e da sustentabilidade de nossa cidade, que se refletirão na habitabilidade e desenvolvimento harmonioso de nosso território” comenta Dra. Natalia Escobar, secretária de Meio Ambiente do município de Manizales.