LEDS Lab realiza série de webinars para aprimorar a capacidade das prefeituras na elaboração de projetos de baixo carbono financiáveis

Episódios estão disponíveis no Youtube do ICLEI América do Sul

17 de jul de 2020

Crédito: Biel Morro

Em continuidade à implementação do projeto Urban-LEDS II no Brasil, o ICLEI América do Sul realizou durante os meses de junho e julho uma série de webinars da iniciativa LEDS Lab sobre viabilização técnica e financeira de projetos municipais de baixo carbono no setor de energia.

 

O Urban-LEDS II visa tornar as estratégias de desenvolvimento de baixa emissão uma parte fundamental da política e planejamento urbano nas cidades. Como parte deste projeto, o LEDS Lab foi lançado em 2019 como laboratório de financiamento de projetos climáticos com principal objetivo aprimorar a capacidade instalada das prefeituras na elaboração de projetos financiáveis, considerando os aspectos de mitigação e adaptação à mudança do clima.

 

Neste contexto, a série de webinars teve como objetivo compartilhar com os municípios participantes do projeto Urban-LEDS II o conhecimento adquirido durante o desenvolvimento dos projetos piloto do LEDS Lab nas cidades de Belo Horizonte e Recife.

 

Ao longo da série foram discutido os temas de eficiência energética em edificações, oportunidades de financiamento internacional e nacional e também parcerias entre iniciativas público e privada.

 

“O LEDS Lab é uma metodologia inovadora que desenvolvemos junto com o consórcio de consultorias composto pela Mitsidi Projetos, I Care & Consult, Markup Consultores e Hill Consulting com; a fim de disseminar o conhecimento e um apoio efetivo não só para as cidades contempladas, mas à um número maior de cidades e atores que pudessem se beneficiar desse aprendizado. Temos a intenção de levar adiante o auxílio à elaboração de projetos com baixa emissão de carbono, melhorando a inteligência coletiva nessa área” declara o secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo.

 

“Entendemos que esta série de webinars foi um sucesso. Com o processo do LEDS Lab e os encontros online buscamos compartilhar o entendimento e caminhos necessários para tirar o plano de ação climático das cidades do papel a fim de trazer maior qualidade de vida para o cidadão” comenta a coordenadora de mudança do clima do ICLEI América do Sul, Camila Chabar.

 

Os três webinars estão disponíveis na página do Youtube do ICLEI América do Sul. Confira!

 

Este webinar contou com falas de representantes da Green Building Council (GBC) Brasil, Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), Mitsidi Projetos e membros das prefeituras de Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Betim (MG) e Florianópolis(SC).

Este webinar contou com falas de representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), da CEMIG e da ELETROBRAS.

 

Este webinar contou com falas de representantes das prefeituras de Palmas e de Fortaleza, da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (CEF), do Banco do Brasil, do BDMG e da empresa Houer.