No Brasil, LEDS Lab seleciona medidas que serão aplicadas nos territórios escolhidos

Após a coleta de informações técnicas, o LEDS Lab está selecionando as medidas de eficiência energética e energia renovável que serão aplicadas em Recife e Belo Horizonte.

22 de maio de 2020

Crédito: Divulgação/Prefeitura do Recife/Prefeitura de Belo Horizonte

Após coletar informações técnicas das capitais Recife (Pernambuco) e Belo Horizonte (Minas Gerais) e realizar um diagnóstico local, a consultoria do LEDS Lab está selecionando as medidas de eficiência energética e energia renovável que serão aplicadas aos edifícios pilotos de cada território, o Hospital da Mulher (Recife) e a Escola Municipal Heber José de Souza (Belo Horizonte).

 

Com a implementação desse projeto piloto, as cidades terão a responsabilidade de propagar o aprendizado para seus edifícios públicos das áreas de saúde e educação, respectivamente. Também parte do LEDS Lab, a consultoria está em contato com instituições financeiras nacionais e internacionais para entender quais são os desafios de captação de recursos para  implementar as ações climáticas locais e apresentar o Urban-LEDS II, além de apoiar as cidades a se capacitarem na produção de projetos facilmente financiáveis.

 

Parte do projeto Urban-LEDS II, o LEDS Lab tem o objetivo de apoiar projetos que considerem os aspectos de mitigação e adaptação ao clima. O foco do trabalho para a implementação do LEDS Lab tem dois pilares: a base técnica e a capacitação necessárias para que os municípios participantes possam desenvolver projetos que sejam facilmente financiáveis e com aspectos climáticos claros, além da capacitação interna para a replicação da experiência, permitindo que outros municípios se apropriem dos avanços do laboratório. Os pilares baseiam-se nos passos cinco (Detalhamento e Financiamento) e seis (Implementação e Monitoramento) da metodologia GCC.

 

As cidades brasileiras que participam da experiência foram escolhidas durante a Semana do Clima da América Latina e Caribe, realizada em agosto de 2019 em Salvador (Bahia).