ICLEI Innovation abre chamada para apoio técnico e/ou institucional

ICLEI América do Sul e a Publicae apresentam o ICLEI Innovation, que nasce com a intenção de gerar soluções tecnológicas que possam atender às demandas e desafios dos municípios.

25 de maio de 2020

Crédito: Divulgação

Em um contexto global de crise sanitária, que vem gerando impactos profundos em todos os países do mundo, a economia verde ressurge com força no debate sobre as ações que devem ser implementadas para a retomada econômica que acontecerá quando a emergência imposta pela Covid-19 for superada.

 

As soluções tecnológicas são fundamentais ao processo de transição necessário para atingirmos uma economia verde que engloba, além das demandas de mercado atuais, uma nova proposta para o futuro.

 

Com esse olhar, o ICLEI América do Sul e a Publicae (joint venture formada pela FCJ Venture Builder e HOUER Concessões) apresentam o ICLEI Innovation, que nasce com a intenção de gerar soluções tecnológicas que possam atender às demandas e os desafios dos municípios. A plataforma terá ênfase em desenvolvimento urbano sustentável e empreendedorismo.

 

Lançado em fevereiro de 2020, durante a abertura do XVIII Encontro Nacional de Secretários do Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), o ICLEI Innovation selecionará dez startups de todo o Brasil, que terão até quatro meses para criar soluções que apoiem a inovação e a sustentabilidade na gestão pública local.

 

Após a aceleração, investimento e capitalização das startups selecionadas, o projeto vai experimentar as soluções propostas nos municípios do CB27, testando a aplicação da tecnologia desenvolvida nas cidades e escalabilidade desta solução para outros municípios. O edital para a seleção de start-ups será lançado em breve.

 

A primeira etapa do programa de aceleração se dará em torno do segmento de áreas verdes urbanas, de modo a fortalecer a gestão e a sustentabilidade das cidades e promover espaços verdes e a adoção de soluções baseadas na natureza, que gerem resultados mensuráveis.

 

Acesse aqui a chamada nacional de parceiros para o programa de aceleração ICLEI Innovation.