Em parceria com Google.org, ICLEI inicia projeto de mitigação à mudança climática em duas capitais brasileiras

Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR) são as primeiras cidades da América do Sul a integrarem a iniciativa EIE Action Fund.

10 de maio de 2020

Prefeitura de Curitiba. Créditos: Luiz Costa/SMCS

Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR) são as primeiras cidades da América do Sul a integrarem a iniciativa EIE Action Fund, nova parceria entre ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e Google.org. O fundo terá a finalidade de apoiar organizações sem fins lucrativos na implementação de projetos locais para a mitigação da mudança do clima, por meio da ferramenta Environmental Insights Explorer (EIE), que compila dados exclusivos do Google sobre emissões de gases de efeito estufa.

 

“A plataforma dará grande contribuição para o planejamento e a implementação de políticas públicas de combate à mudança do clima. Com o projeto, serão impulsionadas duas ações em cada cidade, alinhadas a suas estratégias climáticas e contribuindo para a redução de emissões no território,” afirma o secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo.

 

A escolha das capitais, ambas localizadas na região sul do Brasil, aconteceu a partir de alguns pré-requisitos, como a assinatura do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia; a realização do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa 2018 e do Plano de Ação Climática; e a existência de um Grupo de Trabalho Sobre o Clima, entre outros. 

 

Ainda em 2020, os governos locais lançarão um edital para a seleção de ao menos duas organizações sem fins lucrativos em cada cidade para acessar o EIE Action Fund. A escolha dos projetos será feita por um comitê formado por representantes do Google.org, do secretariado global do ICLEI e do ICLEI América do Sul.

 

A parceria entre ICLEI e Google.org já acontece na Europa, no México e no Caribe. Lançada em 2018, a interface da EIE exibe dados sobre emissões de gases do efeito estufa relacionadas a edifícios, emissões de transporte, dados de qualidade do ar e potencial de energia solar na cobertura de edifícios.

 

Repercussão

 

“Somos, mais uma vez, reconhecidos pelas nossas iniciativas voltadas ao enfrentamento da mudança do clima e redução das emissões”, comemorou o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, ao receber a notícia da escolha da capital paranaense. “Para o município será um grande ganho”, aponta a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias. “Corremos sempre contra o tempo quando o assunto é o enfrentamento à mudança do clima e toda a iniciativa é bem-vinda”, completa.

 

Em Porto Alegre, o prefeito Nelson Marchezan Júnior destacou que o uso de tecnologias e as parcerias, nas mais variadas esferas do governo, são o caminho seguido em busca de maior eficiência, desburocratização e modernização da gestão pública. “Estamos felizes com a notícia de que fomos selecionados para receber o projeto piloto e de já termos a plataforma disponível para acesso público. A ferramenta nos oferece, sem custos, indicadores importantes para o planejamento urbano e sustentável de Porto Alegre”, afirma. 

 

“A integração da agenda climática ao planejamento urbano, com a revisão do Plano Diretor e, agora, com o auxílio da plataforma Google-ICLEI, é uma oportunidade de avançarmos na economia verde e de baixo carbono”, acrescenta o secretário do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), Germano Bremm.