Vozes Locais destaca o esforço das comunidades locais para conservar a biodiversidade

O terceiro episódio da websérie mostra o caso da Área de Conservação Ambiental Páramos e Bosques Nublados de Cachiaco e San Pablo, no norte do Peru.

09 de abr de 2020

Crédito: Davies Johnson / The Mountain Institute

O canal do YouTube do ICLEI América do Sul lança hoje o terceiro episódio de Vozes Locais. A websérie dá visibilidade aos esforços dos governos locais para a conservação da biodiversidade através do gerenciamento eficaz de áreas protegidas e outras medidas de conservação no Brasil, Colômbia, Equador e Peru.

 

 

 

No primeiro episódio do país andino destacam-se a Área de Conservação Ambiental (ACA) Páramos e a Floresta Nublada de Cachiaco e San Pablo, com 4.312 hectares, localizada no Distrito de Pacaipampa, Província de Ayabaca, Departamento de Piura.

 

O coordenador do Programa de Conservação do Noroeste da Natureza e Cultura Internacional (NCI), Paul Viñas, explica no episódio como ocorreu o esforço coletivo de agricultores e membros da comunidade local para criar a área de conservação.

 

Após anos de trabalho, o reconhecimento da ACA foi alcançado em 2016 através da província de Ayabaca. A ACA protege o rio Quiroz e as bacias hidrográficas da região, que são as principais fontes locais de água, e também promove o gerenciamento, a conservação e o uso sustentável de florestas de nuvens e páramos, dois dos ecossistemas andinos do norte do Peru.

 

Um dos serviços ecossistêmicos fornecidos pelas florestas nubladas e o parámos na área de conservação é a captura e regulação da água. A vegetação nativa captura o recurso hídrico das nuvens de vapor d’água e névoa e o armazena em solos ricos em matéria orgânica. A água é gradualmente despejada nas planícies, formando córregos e rios.

 

Governos Locais: Conservando a Biodiversidade para o Bem-estar de Todas e Todos

 

A websérie é apoiada financeiramente pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH no âmbito do projeto regional  Áreas Protegidas e outras medidas de conservação baseadas em áreas a nível dos governos locais. O projeto regional é implementado no Brasil, Colômbia, Equador e Peru pelo GIZ em cooperação com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), e tem como contrapartes políticas o Ministério do Meio Ambiente (MMA) do Brasil, o Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Minambiente) da Colômbia, o Ministério do Meio Ambiente (MAE) do Equador e o Ministério do Meio Ambiente (MINAM) do Peru. O projeto regional tem o apoio da BMU no campo da IKI.

 

Os episódios do Vozes Locais estão disponíveis em uma lista de reprodução no YouTube.

 

Para obter mais informações, escreva para o consultor técnico Giannina Rimarachin (giannina.rimarachin@giz.de), o ponto focal no Peru para o projeto regional.

 

Tags: