Avellaneda foi selecionada como cidade modelo do 100% RE!

O projeto 100% Energías Renovables: Hoja de Ruta de Ciudades y Regiones selecionou a cidade de Avellaneda para ser piloto das atividades de fomento ao abastecimento energético renovável na Argentina.

14 de maio de 2020

Crédito: Prefeitura de Avellaneda

O projeto 100% Energías Renovables: Hoja de Ruta de Ciudades y Regiones, que apoia cidades e regiões na implementação de ações climáticas, desenvolvendo um roteiro para energia 100% renovável, selecionou a cidade de Avellaneda para ser piloto das atividades de fomento ao abastecimento energético renovável na Argentina.

 

A escolha baseou-se no compromisso político da cidade e sua capacidade de planejar e gerenciar ações relacionadas às energias renováveis. Além disso, Avellaneda é  uma cidade pequena e influente na região, ela é a cabeça da Região ReconquistaAvellaneda,  o que a  coloca  como facilitadora na disseminação dos aprendizados para outras cidades.

 

Por meio do 100%RE, Avellaneda receberá o apoio do Institute Fraunhofer na modelagem de seu sistema de energia local. 

 

As demais cidades do projeto – La Plata e Rosário – constituirão uma comunidade temática de boas práticas dos governos locais para troca de experiências, aprendizado entre pares e capacitação.

 

Kick-Off

 

No dia 14 de maio, aconteceu a reunião de lançamento (Kick-Off) de maneira virtual, devido o contexto da pandemia do novo coronavírus.

 

A reunião teve o objetivo de apresentar o projeto para o grupo de trabalho da cidade modelo, compreender o cenário energético local; apresentar o levantamento dos pontos fortes, fracos, dos desafios e das oportunidades,  validar o mapeamento de stakeholders; e engajar as outras cidades bem como atores da Província e do governo nacional.

 

Além dos representantes da prefeitura estiveram presentes também atores do setor privado; da Direção Nacional de Energias Renováveis, do Ministério de Desenvolvimento Produtivo da Nação; da Secretaria de Desenvolvimento Ecosistêmico e Mudança Climática, do Ministério de Ambiente da Província de Santa Fé; e os pontos focais de La Plata e Rosário.