Vozes Locais destaca as ações dos governos locais para a conservação da biodiversidade

O quarto episódio da websérie apresenta o município de Aguadas e Caldas (Colômbia) e é lançado no Dia Mundial do Meio Ambiente.

04 de jun de 2020

Crédito: Reprodução YouTube

O quarto episódio do Vozes Locais é lançado no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho de 2020. A websérie dá visibilidade às ações dos governos locais para a conservação da biodiversidade por meio do manejo eficaz das áreas protegidas e outras medidas de conservação no Brasil, Colômbia, Equador e Peru.

 

No primeiro episódio na Colômbia, destaca-se o uso e o manejo sustentável da biodiversidade nas bacias Arma, Tapias e outras que vão direto para o rio Cauca em Aguadas. O município de 22 mil habitantes está localizado no extremo norte do departamento de Caldas.

 

As fontes de água em Aguadas são provenientes dos páramos andinos e das microbacias que abastecem aquedutos rurais. Aguadas está localizado a uma altura que varia de 600 metros a 3.200 metros. Devido à topografia acidentada, pequenos rios e desfiladeiros serpenteiam entre desfiladeiros de montanhas elevadas.

 

Na Colômbia, ações como as realizadas em Aguadas são chamadas de Estratégias Complementares de Conservação (ECC). No município, essas estratégias são orientadas a fornecer serviços ecossistêmicos e recursos hídricos para as áreas urbanas e rurais.

 

As ações de conservação da biodiversidade e a prestação de serviços ecossistêmicos estão entre as linhas de trabalho do município até 2024. A agenda foi definida no Plano Básico de Planejamento do Uso da Terra (PBOT), 2006, aprovado pelo Conselho Municipal de Aguadas.

 

O Departamento de Caldas faz parte da Paisagem Cultural do Café (PCC), declarada Patrimônio Mundial pela Unesco. A região inclui áreas específicas de 47 municípios nos departamentos de Caldas, Quindío, Risaralda e Valle del Cauca. Cerca de 24 mil fazendas de café compõem a região e um total de 80 mil pessoas vivem no local.

 

Os episódios do Vozes Locais estão disponíveis em uma lista de reprodução no YouTube.

 

 

Dia Mundial do Meio Ambiente

 

Ano após ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente é oficialmente organizado por um país diferente. O anfitrião deste ano é a Colômbia. O evento é liderado pelo Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Minambiente), o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia e as Nações Unidas. O Dia Mundial do Meio Ambiente 2020 será realizado por meios virtuais. Veja a programação clicando aqui.

 

Por meio da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI) do Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) na Alemanha, recursos financeiros foram fornecidos ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) para a campanha #ForNature. A campanha global destaca como a natureza fornece serviços vitais à humanidade e a necessidade urgente de impedir sua destruição.

 

Governos Locais: Conservando a Biodiversidade para o Bem-estar de Todas e Todos

 

A websérie é apoiada financeiramente pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH no âmbito do projeto regional  Áreas Protegidas e outras medidas de conservação baseadas em áreas a nível dos governos locais. O projeto regional é implementado no Brasil, Colômbia, Equador e Peru pelo GIZ em cooperação com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), e tem como contrapartes políticas o Ministério do Meio Ambiente (MMA) do Brasil, o Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Minambiente) da Colômbia, o Ministério do Meio Ambiente (MAE) do Equador e o Ministério do Meio Ambiente (MINAM) do Peru. O projeto regional tem o apoio da BMU no campo da IKI.

Tags: