Santa Fé e Rosário apresentam seus projetos para impulsionar o transporte de carga com baixas emissões

Encontro Nacional EcoLogistics Argentina reúne atores chave para celebrar resultados e definir os próximos passos

27 de nov de 2020

Crédito: Bernd Dittrich

Por meio do projeto EcoLogistics, o ICLEI visa destacar a logística urbana como uma área prioritária para governos locais, regionais e nacionais no combate à mudança climática; fortalecer a capacidade institucional por meio do envolvimento de várias partes interessadas e promover uma abordagem de governança multinível para a política de transporte de carga urbana.

 

No dia 24 de novembro foi realizado de maneira virtual o Encontro Nacional EcoLogistics Argentina. O evento reuniu o Comitê Nacional do EcoLogistics, concebido como uma estrutura chave para permitir uma melhor governança multinível e integração vertical. Durante a reunião, que contou também com a participação de atores do governo nacional, das cidades participantes do projeto e do setor privado,Buenos Aires compartilhou sua experiência como Lighthouse City do projeto EcoLogistics e foram apresentados também os projetos demonstrativos das cidades de Santa Fé e Rosário, que concorrem ao financiamento do Governo Alemão para a implementação do projeto em 2021. A reunião também serviu para apresentar o status atual do projeto e traçar os próximos passos do EcoLogistics em solo argentino. Objetiva-se, a partir deste evento, aproximar as diferentes instâncias de governo para o desenvolvimento do processo de elaboração das Recomendações para Políticas Nacionais de Ecologística para a Argentina.

 

“O ICLEI, a maior rede governos locais pela sustentabilidade, tem orgulho de por na mesa este projeto que põe luz em um tema que muitas vezes não ingressa com  vigor nos planos de mobilidade sustentável. Hoje celebramos os resultados de um grande esforço conjunto” declarou o secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo.

 

Javier Mediondo, Secretário de Desenvolvimento Urbano de Santa Fé, destacou que a cidade vem abordando a mudança climática como uma questão estratégica. “Uma das primeiras ações que tomamos foi a adesão ao pacto de mobilidade. Pensamos que de maneira participativa é possível traçar um futuro melhor para a cidade e todos os cidadãos e cidadãs. A mobilidade é chave para avançar na construção de melhores condições de sustentabilidade para uma cidade sustentável e cuidadora” pontuou.

 

O projeto “Logística Urbana de Baixo Carbono para Cidade 30” de Santa Fé tem como objetivo instalar o primeiro “Centro de Distribuição Urbano” para desconsolidação de cargas e utilizar a gestão de dados para organizar e otimizar as docas de carga e descarga. O intuito é melhorar a logística urbana na nova configuração da cidade que irá reduzir a velocidade máxima de circulação a 30km/h, uma vez que permitirá que a distribuição ocorra em veículos menores.

 

Já o projeto “Bicicletas de Carga Pública para Logística Sustentável” de Rosário é voltado para empresas, lojas e usuários do sistema bicicletas públicas. Consiste em começar um piloto escalonável para o desenvolvimento de um sistema público que utiliza bicicletas de carga para a realização de “entregas de última milha” que é a entrega final na logística do transporte de mercadorias.

 

“Nos projetos de logística urbana o intercâmbio com o setor privado é chave” ressalta Eva Jokanovich, Secretária de Mobilidade de Rosário. “Acreditamos que o projeto trará resultados positivos para nossa cidade” adiciona.

 

“Rosário e Santa Fé possuem diferentes histórias da construção de suas políticas de sustentabilidade” destaca Maria Julia, diretora executiva do ICLEI Argentina. “Ambos os projetos desenvolvidos no contexto do EcoLogistics são projetos de excelência que esperamos que sejam implementados. Os dois projetos são inovadores, de qualidade e cumprem com a ambição de gerar mudanças no sistema de mobilidade urbana” complementa.

 

Além de Rosário e Santa Fé, fazem parte do EcoLogistics: a Área Metropolitana del Valle de Aburrá, Bogotá e Manizales (Colômbia); Córdoba e Buenos Aires (Argentina); e Kochi, Shimla e Panaji (Índia).

Tags: