Colômbia: workshops de logística de carga urbana baixa em carbono discutem redução das emissões de GEE

Grupos de trabalho de AMVA e Bogotá se reúnem para analisar resultados e condições de implementação do plano de ação

27 de ago de 2020

Crédito: Nigel Tadyanehondo

Os governos locais da Área Metropolitana del Valle de Aburrá (AMVA) e de Bogotá, na Colômbia, estão desenvolvendo seus planos de ação de logística de carga em carbono (LCAP-UF) em seus territórios com apoio do projeto EcoLogistics: Transporte de Carga Baixo em Carbono para Cidades Sustentáveis.

 

Na última semana do mês de agosto, o ICLEI organizou os primeiros workshops com os grupos de trabalho de cada governo local. O processo busca propor ações para a redução das emissões de GEE do setor de logística de carga urbana.

 

Realizado de forma virtual, devido ao contexto pandêmico do novo coronavírus, os encontros tiveram como objetivo apresentar os objetivos e ações definidas, bem como os resultados dos eixos estratégicos. Foram discutidas também as condições necessárias para a efetiva implementação de algumas ações, além do envolvimento de instituições financeiras e partes interessadas relevantes ao setor.

 

Por se tratar de um processo participativo, um fator chave da reunião foi o engajamento das partes interessadas (setor privado, academia e o setor público) para retroalimentação nas ações que foram pré-definidas e definição de condições necessárias para que sejam efetivamente levadas a cabo.

 

Também foi iniciado o debate com instituições financeiras, levando em conta a futura execução de projetos pilotos elencados a partir do processo do LCAP-UF.

 

Como próximos passos os governos locais irão colher os resultados obtidos durante o workshop para continuar trabalhando no refinamento do LCAP-UF. Também serão definidas as metas por eixo estratégico, os mecanismos de financiamento das ações e serão identificados projetos demonstrativos que possam ser implementados para mostrar a importância do setor na mitigação à mudança do clima.

 

Para mais informações do projeto acesse: https://ecomobility.org/ecologistics/