Santa Fé e Rosário avançam em seus Planos de Ação de Logística Urbana de Baixo Carbono

Por meio do projeto EcoLogistics as cidades reuniram seus grupos de trabalho para estabelecer os objetivos de redução das emissões do setor e as ações necessárias

19 de ago de 2020

Um dos principais objetivos do projeto EcoLogistics é apoiar os governos locais no desenvolvimento de seus Planos de Ação de Logística Urbana de Baixo Carbono (Low Carbon Action Plan for Urban Freight – LCAP-UF), que por meio de um processo participativo busca elaborar ações para que os governos locais consigam reduzir as emissões de GEE provenientes do setor de logística urbana. É o Plano de Ação que estabelecerá os objetivos de redução das emissões e as ações e projetos que necessitam ser implementadas para tal.

 

Após as análises iniciais dos marcos e políticas locais e nacionais, da elaboração da análise swot e das reuniões preliminares de validação, realizadas no primeiro semestre de 2020, durante o mês de agosto aconteceram os primeiros workshops do EcoLogistics na Argentina, para definir as condições propícias para executar as ações selecionadas pelas cidades .

 

“A inclusão de outros atores, como o setor privado, na discussão das ações é um dos diferenciais deste projeto. Esse workshop é um momento importante pois avançamos do diagnóstico para a formulação de um plano de ação que tem o objetivo de chegar a recomendações, mas também implementar medidas demonstrativas e apontar o caminho para um território mais sustentável”, explica Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI América do Sul.

 

“Para Santa Fé, é muito importante participar deste primeiro workshop de Plano de Ação de Logística Urbana. Criar alianças e compartilhar informações e boas práticas é vital no combate à mudança climática”, declarou Emilio Jatón, prefeito da cidade, no workshop realizado com o grupo de trabalho no dia 03 de agosto.

 

É fundamental a participação das instituições e das empresas que são responsáveis também pela mobilidade em Rosário. É vital abrir esse diálogo sobre o tema de logística urbana para trabalhar em equipe” declarou Natalia Feldman, Subsecretária de Meio Ambiente de Rosário.

 

“A Estratégia de Mobilidade Urbana Sustentável tem que ser segura, inclusiva, integrada, limpa e produtiva. Do ponto de vista ambiental, social e de gênero, são seis linhas de ação que incluem o desenvolvimento de sistemas, o desenvolvimento urbano equilibrado, a gestão da mobilidade, a formulação de planos e segurança viária, bem como o desenho e aplicação de inovação e sistemas transporte inteligente”, explicou Angie Palacios, Executiva Principal, Vice-Presidenta de Infraestrutura do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina, que participou do último workshop.

 

Para mais informações sobre o projeto EcoLogistics acesse: https://ecomobility.org/ecologistics/