O projeto 100% RE, que apoia cidades e regiões na implementação de ações climáticas, desenvolvendo um roteiro para energia 100% renovável, selecionou a cidade de Avellaneda para ser piloto das atividades de fomento ao abastecimento energético renovável na Argentina.
Seguindo o aprendizado do Kick off do projeto, a cidade de La Plata também reuniu seu Grupo de Trabalho local que consiste em atores da academia, do setor privado e do poder público para o seu próprio exercício de análise SWOT a fim de entender e prospectar um direcionamento estratégico para alcançar o objetivo do 100% RE na cidade.
Da mesma maneira, a cidade de Rosário, também reuniu posteriormente ao kick off de Avellaneda, seu GT Local. Daniela Mastrangelo, ponto focal do projeto para Rosário, apresentou uma agenda de trabalho para o Grupo que também teve a chance de fazer exercício de análise SWOT.
As cidades participantes do projeto desenvolverão seus Planos de Ação e receberão apoio para encontrar linhas de financiamento para seus projetos pilotos, com o objetivo de ter o abastecimento energético da cidade suprido por energias renováveis, ou seja, todas as necessidades energéticas para eletricidade, aquecimento, refrigeração e transporte deverão ser provenientes de fontes renováveis.
É esperada também a formação de uma comunidade temática de boas práticas dos governos locais para troca de experiências, aprendizado entre pares e capacitação.