Prefeitos das cidades Membros ICLEI assinam declaração histórica no Vaticano

. A assinatura concluiu o primeiro dia do evento, que continua hoje a discutir o desenvolvimento sustentável e agenda pós-2015.

22 de jul de 2015

Pontifical Academy of Sciences

Ontem, mais de 60 Prefeitos de todo o mundo, incluindo mais de 30 cidades Membros do ICLEI, assinaram uma declaração conjunta sobre mudanças climáticas e escravidão moderna no Vaticano. A assinatura concluiu o primeiro dia do evento, que continua hoje a discutir o desenvolvimento sustentável e agenda pós-2015.

 

A declaração afirma que, “a mudança climática como consequência da ação humana é uma realidade científica”, e as “cidades desempenham um papel vital” na tentativa de uma mudança ambiental e social. Em seu discurso, o Papa Francisco deixou claro que o social e o ambiental são indissociáveis.

 

A declaração ainda afirmou que é preciso chegar a um “acordo climático robusto” na COP21 deste ano, em Paris. A COP21, que começa em 30 de Novembro de 2015, vai oferecer às nações a chance de chegarem a um acordo sobre como manter o aumento da temperatura abaixo de 2ºC. O ICLEI está contribuindo com estes esforços com o seu Programa de Ações Transformadoras (TAP).

 

Os co-anfitriões do TAP – Anne Hidalgo (Prefeita de Paris, França) e George Ferguson (Prefeito de Bristol, Reino Unido) – realizaram seus discursos aos Prefeitos reunidos no primeiro dia. O Presidente do ICLEI, Park Wonsoon, também participou através de uma mensagem de vídeo (inglês).

 

Os Prefeitos das cidades brasileiras, que foram para o encontro no Vaticano através da parceria entre o ICLEI e a Frente Nacional de Prefeitos, entregaram uma carta ao Papa Francisco, ressaltando a necessidade de colaboração dos governos locais no combate às mudanças climáticas, citando metas para dissociar o desenvolvimento das cidades do aumento das emissões GEE. O documento ainda menciona as consequências da crise climática global, que afetam sempre as classes mais pobres e vulneráveis. Leia a carta completa aqui.

 

O segundo dia de conferência será sobre o desenvolvimento sustentável e o desenvolvimento da agenda pós-2015. Siga o evento com transmissão ao vivo ou no Twitter com a hashtag #MayorsCare e as contas @CasinaPioIV e @ICLEI.