ICLEI enaltece a chamada do Papa Francisco para a ação climática e o desenvolvimento sustentável

O ICLEI divulgou um comunicado enaltecendo a encíclica do Papa sobre as mudanças climáticas

23 de jun de 2015

Reprodução

O ICLEI divulgou um comunicado enaltecendo a encíclica do Papa sobre as mudanças climáticas, intitulada ‘Laudato Si’ (Louvado Sejas), como uma oportunidade para complementar os esforços globais em direção a um acordo climático mais abrangente e ambicioso a ser adotado em Paris no fim do ano.

 

A rede também incentivou a Santa Sé a considerar sua adesão às Convenções do Rio (Rio Conventions) como um Estado Parte, a fim de continuar as contribuições positivas nos esforços globais pela sustentabilidade, assim como nos processos intergovernamentais.

 

Leia abaixo a declaração completa da Rede ICLEI:

 

“Nós, ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, damos as boas vindas ao Laudato Si por sua mensagem oportuna, ambiciosa e abrangente que demonstra a relevante liderança do Papa Francisco no enfrentamento às mudanças climáticas e na promoção do desenvolvimento sustentável.

 

Lembrando que as contribuições de baixo para cima feitas pelos governos nacionais estão muito abaixo do nível de ambição para evitar uma crise global decorrente das mudanças climáticas, o ICLEI observa que a encíclica complementa os esforços globais para unir todos os atores da sociedade em um novo acordo climático global inclusivo e ambicioso a ser finalizado em Paris na Conferência do Clima em dezembro de 2015, onde cada contribuição individual de mitigação e adaptação às mudanças climáticas deve ser incentivada, reconhecida e contabilizada.

 

 

O ICLEI ressalta a forte ênfase da encíclica em relação à importância do desenvolvimento urbano sustentável e da ação local no desenvolvimento e implementação de soluções holísticas e transformadoras para a crise ecológica global. A encíclica refere-se a vários problemas a fim de assegurar a sustentabilidade a nível local, incluindo o endosso da Carta da Terra, que estão em sinergia com o espírito e a visão estabelecidas na Declaração de Seul do ICLEI, aprovada no Congresso Mundial ICLEI 2015, realizado em Seul, República da Coreia, entre os dias 8-12 de abril de 2015, celebrando o Aniversário de 25 anos do ICLEI.

Leia mais

 

Observatório do Clima, rede parceira do ICLEI, publicou essa semana um documento com uma explicação detalhada sobre a encíclica ‘Laudato Si’.

 

Veja aqui e entenda a importância do documento para o desenvolvimento sustentável.