Belo Horizonte é, pela segunda vez, a Capital Nacional da Hora do Planeta

A premiação faz parte do concurso Desafio das Cidades, promovido pela Rede WWF para reconhecer os esforços do ambiente urbano rumo a uma economia de baixo carbono.

09 de abr de 2015

Prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, e Bruna Cerqueira, Gerente de Políticas e Estratégia do ICLEI América do Sul

O Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte, Délio Malheiros, recebeu pela capital mineira o título de Capital Nacional da Hora do Planeta, em Seul (Coreia do Sul), durante o Congresso Mundial do ICLEI, parceiro do WWF na iniciativa. A premiação faz parte do concurso Desafio das Cidades, promovido pela Rede WWF para reconhecer os esforços do ambiente urbano rumo a uma economia de baixo carbono.

 

 

O Prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (foto), também representou a iniciativa, recebendo o certificado do Desafio das Cidades das mãos de Bruna Cerqueira (foto), Gerente de Políticas e Estratégia do ICLEI América do Sul, durante o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável. O Prefeito também se tornou o novo Presidente da Frente Nacional de Prefeitos, responsável pelo III Encontro.

 

 

Belo Horizonte disputou o título nacional com outros nove municípios, que reportaram seus dados e ações de adaptação e mitigação às mudanças climáticas no Registro Climático Carbonn, plataforma administrada pelo ICLEI, em conjunto com os grupos C40 e CGLU. Betim (MG), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS) e Recife (PE) ficaram na primeira fase. São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) chegaram novamente à final, sendo que o Rio mereceu uma menção honrosa do júri formado por 13 especialistas internacionais e avaliado pela Accenture, uma consultoria terceirizada e independente.

 

 

Entre os destaques que levaram a capital mineira à conquista, o júri ficou impressionado com os resultados alcançados a despeito do relativamente baixo orçamento disponível. Reconhecida como capital solar do país, BH implementou ações inovadoras, como a instalação de placas de captação de energia solar no teto do Mineirão, estádio sede da Copa do Mundo FIFA 2014. O programa de biogás também contou muitos pontos a favor.

 

 

Pelo seu esforço na redução de emissões de gases causadores do efeito estufa oriundos do transporte, com a expansão das redes de metrô, ciclovias e BRT, o Rio de Janeiro foi agraciado pelo júri com um certificado de menção honrosa. Já São Paulo mereceu chegar à final graças a seus esforços para a geração de biogás a partir de resíduos de aterros e à regulação que garante aquecimento da água com energia solar em novas construções.

 

 

“Não existem limites para os desafios que enfrentamos combatendo as mudanças climáticas e preservando os sistemas e recursos naturais do planeta. As cidades têm um importante papel em colocar o mundo na trilha do desenvolvimento sustentável alimentado por energias renováveis”, disse Marco Lambertini, diretor geral do WWF Internacional.

 

 

Hoje, mais de 50% da população global vive em cidades, e elas são responsáveis pela emissão de mais de 70% dos Gases de Efeito Estufa para atmosfera. Ao mesmo tempo, é no ambiente urbano onde estão os recursos e as tecnologias para frear este processo.

 

 

Cidade de Seul (Coreia do Sul) leva o título global

 

 

Na edição 2014/2015, 17 países entraram na disputa e a anfitriã do Congresso, Seul, celebrou o título de Capital Global, uma espécie de final entre os vencedores de cada nação. Os outros concorrentes eram: Belo Horizonte (Brasil); Córdoba (Espanha); Evanston (Estados Unidos); Gothenburg (Suécia); Hatyai (Tailândia); Jakarta (Indonésia); Lahti (Finlândia); Montería (Colômbia); Paris (França); Petaling Jaya (Malásia); Puebla (México); City of Singapore (Cingapura); Thane (Índia); Tshwane (África do Sul) e Vancouver (Canadá).

 

 

Sobre o ICLEI-Governos Locais pela Sustentabilidade

 

 

 

O ICLEI é a principal associação mundial de governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável. O ICLEI promove ação local para a sustentabilidade global e apoia cidades a se tornarem sustentáveis, resilientes, eficientes no uso de recursos, biodiversas, de baixo carbono; a construírem infraestrutura inteligente e a desenvolverem uma economia urbana verde e inclusiva com o objetivo final de alcançar comunidades felizes e saudáveis. A missão do ICLEI é construir e servir um movimento mundial de governos locais para alcançar melhoras tangíveis na sustentabilidade global, com especial atenção às condições ambientais, através de ações cumulativas. Para saber mais visite www.iclei.org/sams

 

 

 

Fonte: WWF-Brasil