Líderes e Membros do ICLEI fortalecem os esforços do Papa Francisco sobre o clima, escravidão moderna e sustentabilidade

O ICLEI mobilizou seus líderes e membros para mostrar total apoio ao trabalho inovador do Papa Francisco

17 de jul de 2015

Reprodução

Nos dias 21 e 22 de Julho, uma delegação de mais de 60 prefeitos de todo o mundo se reunirá com o Papa Francisco, no Vaticano, para um evento de dois dias sobre mudanças climáticas, tráfico de pessoas e desenvolvimento sustentável. O ICLEI mobilizou seus líderes e membros para mostrar total apoio ao trabalho inovador do Papa Francisco sobre estas questões atuais. (Veja o press release oficial e a programação completa para os dias 21 e 22 de Julho)

 

“A atual e abrangente crise nos levou próximo a um ponto sem retorno e tem o potencial para anular o progresso social e econômico alcançado até agora, o que representa uma ameaça para a existência futura da humanidade,” ressaltou o presidente do ICLEI Park Won-soon. “Acreditamos que os esforços oportunos do Papa Francisco ajudarão a tornar a ações climáticas mais ousadas e ao nascimento de um regime climático global inclusivo e ambicioso”. (Veja a resposta do ICLEI à Laudato Si’)

 

 

Os Líderes do ICLEI presentes nos encontros incluem:

 

Park Wonsoon (Prefeito de Seul, República da Coreia, participando via mensagem de vídeo) Gustavo Petro (Prefeito de Bogotá, Colômbia, e Membro do Comitê Executivo Global) Parks Tau (Prefeito de Johanesburgo, África do Sul e Membro do Comitê Executivo Regional para África) Matthew Appelbaum (Prefeito de Boulder, EUA, e Membro do Comitê Executivo Regional para América do Norte) Estaella Marino (Vice-Prefeita de Roma, Itália, e Membro do Comitê Executivo Regional para Europa) George Ferguson (Prefeito de Bristol) e Anne Hidalgo (Prefeita de Paris, França) como mediadores do Pavilhão de Ações Transformadoras da Convenção Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP21/CMP11)

 

 

Membros ICLEI, representantes do alto nível, que estarão nos encontros do Vaticano, incluem:

 

Belo Horizonte, Brasil (Prefeito, Marcio Lacerda) Berlin, Alemanha (Secretário do Estado, Christian Gaebler) Bologna, Itália (Prefeito, Virginio Merola) Boston, EUA (Prefeito, Marty Walsh) Buenos Aires, Argentina (Presidente da Agência de Proteção Ambiental, Juan Carlos Villalonga) Curitiba, Brasil (Prefeito, Gustavo Fruet) Goiânia, Brasil (Prefeito, Paulo Garcia) Medellín (Prefeito, Aníbal Gaviria Correa) Cidade do México, México (Coordenador de Relações Internacionais, Cuauhtémoc Cardenas), Minneapolis, EUA (Prefeita, Betsy Hodges), New Orleans, EUA (Prefeito, Mitch Landrieu), Cidade de Nova York, EUA (Prefeito, Bill de Blasio)

 

Oslo, Noruega (Prefeito Stian Berger Rosland), Portland, EUA (Prefeito Charlie Hales), Porto Alegre, Brasil (Prefeito, José Fortunati), Rio de Janeiro, Brasil (Prefeito Eduardo Paes), San José, EUA (Prefeito Sam Liccardo), São Paulo, Brasil (Prefeito, Fernando Haddad), Seattle, EUA (Prefeito Ed Murray), Stockholm, Suíça (Prefeito Karin Wanngard), Vancouver, Canadá (Prefeito Gregor Robertson)
Warsaw, Polônia (Vice-prefeito, Jarosław Jóźwiak), Zagreb, Croácia (Prefeito, Milan Bandić)

 

Membros da Alta Gestão do ICLEI que estarão presentes nos eventos no Vaticano, incluem: Secretária Geral Adjunta, Monika Zimmermann e o Chefe de Políticas e Advocacy, Yunus Arikan.

 

As reuniões marcam a primeira vez que o Vaticano convida Prefeitos para trabalharem juntos e discutirem como as cidades podem ajudar a abordar as questões cruciais que a humanidade enfrenta. Desde o início de seu pontificado, o Papa Francisco tomou uma posição firme contra a escravidão moderna, chamando todas as comunidades para rejeitar todas as formas de privação sistemática da liberdade individual para fins de exploração pessoal e comercial. Em sua bem recebida encíclica ´Laudato Si’, o Papa destacou a ligação entre o ambiente natural e humano, enfatizando que o aquecimento global é uma das causas da pobreza e migração forçada e chamando todos os atores para trabalhar em conjunto na formação de um futuro sustentável.

 

Como a principal rede de cidades sobre sustentabilidade, o ICLEI tem estado na vanguarda da sustentabilidade e do enfrentamento às questões relacionadas às mudanças climáticas nas cidades e regiões do mundo. Tanto na dimensão global como local, o ICLEI vem ativamente promovendo e defendendo as cidades e regiões sustentáveis, de baixo carbono, resilientes, inteligentes, biodiversas, eficientes em termos de uso e produção de recursos, saudáveis e felizes.

 

 

“Estamos felizes em observar um engajamento ativo e empenhado dos Líderes e Membros do ICLEI no Vaticano, nos dias 21 e 22 de Julho. Não é nenhuma surpresa para nós que o Papa Francisco tenha recebido um forte apoio de líderes locais e subnacionais em todo o mundo, cujas ações ambiciosas podem ajudar a impulsionar uma transformação global para um futuro urbano sustentável. Este espírito de reunião no Vaticano vai enviar mensagens claras para a comunidade global e para os cidadãos do mundo, e esperamos que isso ajude a garantir resultados tangíveis e ambiciosos na agenda do desenvolvimento pós-2015, nas negociações sobre o clima e nos processos da HABITAT III,” disse a Secretária-Geral Adjunta do ICLEI, Monika Zimmermann.

 

Links para os discursos e vídeos

 

 

 

Links para mídias sociais

• Assista às reuniões ao vivo: t.va/crtsf
• Acompanhe no Twitter: @ICLEI, @Yunus_Bonn, @CasinaPioIV @UNSDSN
• Hashtag #MayorsCare

 

Links para informações sobre os programas:

• 21 de Julho: “Escravidão Moderna e Mudanças Climáticas: O Compromisso das Cidades”.
http://www.pass.va/content/scienzesociali/en/events/2014-18/mayors.html

• 21 de Julho: Link para o programa preliminar do dia 21 de Julho, que cita a presença do Papa
http://www.pass.va/content/dam/scienzesociali/booklet/booklet_mayors.pdf

• 22 de Julho: “Prosperidade, População e Planeta: Atingindo o Desenvolvimento Sustentável em nossas Cidades” (em parceria com a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável)
http://www.endslavery.va/content/endslavery/en/events/cities.html