Prefeito de Seul é eleito o novo Presidente do ICLEI

O ICLEI elegeu o Prefeito de Seul, Park Won-soon, como seu novo Presidente.

08 de abr de 2015

Reprodução

O ICLEI elegeu o Prefeito de Seul, Park Won-soon, como seu novo Presidente. O anúncio foi feito no Congresso Mundial ICLEI 2015 – o maior encontro de líderes locais e subnacionais comprometidos com a sustentabilidade urbana. O ex-Presidente do ICLEI, David Cadman, entregou oficialmente seu legado para o Prefeito Park, que é um entusiasta de abordagens sustentáveis no enfrentamento às mudanças climáticas. Como novo Presidente, sua visão é promover a sustentabilidade pelas cidades do mundo, usando suas ações em Seul como vitrine.

 

“Nós temos a responsabilidade de entregar este planeta verde para os nossos filhos. O problema de uma cidade não é mais apenas dela ou de um país. Estes são desafios globais, que todas as cidades devem enfrentar, com os Prefeitos na liderança”, disse o Prefeito Park.

 

O Prefeito Park é um campeão da sustentabilidade urbana e tem ajudado Seul a se tornar uma das líderes mundiais no desenvolvimento sustentável. Recentemente, Seul concluiu com êxito a primeira fase da sua iniciativa “Uma Usina Nuclear a Menos” (“One Less Nuclear Usina Plant”).

O Prefeito Park explicou: “Nós implementamos esta iniciativa, a fim de responder à crescente demanda de energia. Nosso objetivo foi o de reduzir a demanda de energia por um montante equivalente à produção de uma usina nuclear. Para isso, fizemos uma parceria com o setor privado para nos ajudar a produzir mais energia a partir de fontes renováveis, e encorajamos todos os nossos cidadãos a economizar energia em suas vidas diárias. Em junho de 2014, fomos capazes de anunciar que tínhamos cumprido nossa meta, seis meses antes do previsto.”

 

O Presidente em final de mandato, David Cadman, comentou: “Foi uma honra e um privilégio servir como Presidente do Comitê Executivo Global da ICLEI. Durante a minha presidência, o ICLEI aumentou sua membresia e ajudou as cidades e regiões a avançar para um futuro verdadeiramente sustentável. Se eles estão usando os nossos estudos de caso para aprender sobre boas práticas, fazendo contatos em nossos eventos, ou relatando suas emissões de gases do efeito estufa através do Registro do Climático carbonn, nossos Membros estão se beneficiando do apoio do ICLEI em sua jornada para a sustentabilidade.”

O ICLEI também anunciou seu novo Comitê Executivo Global (GexCom) 2015-2018, que representa os membros da rede globalmente. O Primeiro Vice Presidente do GexCom eleito é James Nxumalo, Prefeito de Durban, África do Sul, uma voz proeminente na Rede há muitos anos.

 

O Prefeito Nxumalo comentou: “ Estou comprometido em apoiar o ICLEI e todos os seus membros na criação de um futuro urbano sustentável. O Congresso Mundial ICLEI 2015 é um excelente começo, e estamos olhando para o futuro com otimismo apesar dos desafios que enfrentamos.”

Veja aqui a lista completa do Comitê Executivo Global do ICLEI