Prefeitos Brasileiros se reúnem com a Ministra Izabella Teixeira na COP21

O debate ‘Diálogos do Brasil’, que aconteceu no dia 3 de dezembro, fez parte da programação dos eventos nacionais na Conferência Climática em Paris.

05 de dez de 2015

Reprodução

Os Prefeitos da delegação brasileira na COP21 se reuniram com a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para discutir pontos da agenda climática do Brasil e a integração entre os diferentes níveis de governo. O debate ‘Diálogos do Brasil’, que aconteceu no dia 3 de dezembro, fez parte da programação dos eventos nacionais na Conferência Climática em Paris.

 

 

 

As cidades brasileiras demonstraram seu poder de atuação durante os eventos em Paris e apresentaram motivos claros sobre suas responsabilidades em reverter a atual situação da crise climática global. Atualmente, metade da população mundial vive em cidades, sendo responsáveis por quase metade das emissões de GEE no mundo, o que mostra a possibilidade de ações ambiciosas a nível local.

 

 

 

A Ministra Izabella Teixeira defendeu a necessidade de integração com Estados e Municípios, afirmou que diversas medidas, já estipuladas, dependem do engajamento com governos locais e que a COP21 é uma oportunidade para a reavaliação dos papéis desempenhados pelos governos federal, estaduais e municipais.

 

 

O Prefeito de Belo Horizonte e Presidente da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), presente na reunião, ressaltou a importância do envolvimento dos governos locais na discussão climática global, afirmando que “mesmo que os governos, a nível global, não alcancem os acordos necessários, há muito o que fazer nas cidades em relação ao problema dos gases de efeito estufa”.

 

 

A delegação de governos locais, articulada pela Frente Nacional de Prefeitos e ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, foi composta pelos Prefeitos Marcio Lacerda, Belo Horizonte, Eduardo Paes, Rio de Janeiro, Carlos Amstha, Palmas, Antônio Luiz Carvalho, Itu e a Vice-Prefeita de São Paulo, Nádia Campeão.