100 dias para a Cúpula de Cidades na COP21: a contagem regressiva começa

ICLEI olha adiante para a fundamental conferência climática

25 de ago de 2015

Prefeito do Rio de Janeiro e Presidente do C40, Eduardo Paes

100 dias a partir de hoje, no 4 de Dezembro de 2015, será realizada a Cúpula Climática para Líderes Locais na 21ª Sessão da Conferência das Partes da UNFCCC (COP21).

 

 

A Conferência do Clima COP21, que ocorrerá entre os dias 30 de novembro e 11 dezembro de 2015, em Paris, reunirá líderes mundiais com o objetivo de se chegar a um acordo sobre uma estratégia para limitar as emissões de gases do efeito estufa e mitigar os impactos das mudanças climáticas.

 

 

 

Como parte deste esforço, a Prefeita de Paris Anne Hidalgo e Michael R. Bloomberg, Enviado Especial do Secretário-Geral da ONU para Cidades e Mudanças Climáticas, irão presidir, juntamente, uma Cúpula Climática para Líderes Locais.

 

 

 

A Cúpula vai empoderar as cidades, governos locais e subnacionais e suas comunidades para definir metas mais ambiciosas de redução de emissões, para criar planos realistas para alcançar essas metas e para, constantemente, relatarem seu progresso. Ainda mais relevante, o encontro vai ajudar a garantir que as vozes das Cidades sejam levadas em consideração na COP21, e que os seus esforços sejam refletidos nas negociações do novo acordo climático.

 

 

 

Portanto, líderes locais já estão trabalhando em uma iniciativa significativa. Mais de 100 cidades se comprometeram com o Compacto de Prefeitos – uma coalizão global de prefeitos e oficiais municipais se comprometendo a reduzir emissões locais de gases de efeito estufa, reforçar a resiliência às mudanças climáticas, e acompanhar seu progresso de forma transparente.

 

 

 

Rio de Janeiro, a primeira cidade em plena conformidade com o Compacto de Prefeitos

 

 

 

 

Hoje, o Prefeito do Rio de Janeiro e Presidente da C40, Eduardo Paes, anunciou que sua cidade está em plena conformidade com os critérios do Compacto. O Rio é a primeira cidade do mundo a atingir a marca de conformidade do Compacto.

 

 

 

 

“Estou orgulhoso que o Rio de Janeiro é a primeira cidade do mundo a estar totalmente compatível com os critérios do Compacto de Prefeitos, e convido todas as cidades a aderirem a esta iniciativa fundamental no Caminho até Paris e além”, disse o Prefeito Eduardo Paes. “As cidades são líderes climáticas e estão na melhor posição para efetuar uma real mudança. As ações que tomamos a nível local terão um impacto global e, ao melhorar a nossa cidade, estaremos ajudando a criar um mundo melhor para os cidadãos urbanos de hoje e as futuras gerações.”

 

 

 

 

O Prefeito de Seul e Presidente do ICLEI, Park Won Soon, também deixou sua mensagem sobre a liderança do Rio de Janeiro na ação climática local. “Sendo a primeira cidade em plena conformidade com o Compacto, o Rio de Janeiro deixa claro para o mundo que as cidades estão liderando para enfrentar os desafios do aquecimento global,” disse o Prefeito. “As cidades Membro ICLEI seguirão os caminhos do Rio em resposta as mudanças climáticas.”

 

 

 

 

O ICLEI, juntamente com C40 e a CGLU, gerencia o Compacto de Prefeitos, e recrutará mais cidades durante o caminho para a COP21.

 

 

 

Programa de Ações Transformadoras

 

 

 

 

Além disso, em uma tentativa de aumentar o reconhecimento da ação local, o ICLEI trará até 100, dos mais ambiciosos e inovadores, projetos climáticos locais para a COP21 por meio do Programa de Ações Transformadoras (TAP). Estes projetos serão apresentados no “Pavilhão de Cidades e Regiões – TAP2015”.

 

 

 

 

O TAP é uma iniciativa, com duração de 10 anos, de redes de governos locais e subnacionais para acelerar a implementação da ação local no combate às mudanças climáticas. A iniciativa defende o acesso de cidades e regiões ao financiamento climático, e ajuda as cidades a elaborarem projetos climáticos financiáveis.

 

 

 

 

Para mais informações:

Para se inscrever no TAP, acesse: tap-potential.org/pt

Sobre o Compacto de Prefeitos: www.compactofmayors.org