CB27 realiza VI Encontro Nacional de olho na COP21

O Secretário de Meio Ambiente de Natal Marcelo Rosado, abriu o Encontro, ressaltando a presença da quase totalidade de capitais representadas.

05 de jul de 2015

Reprodução

Os Secretários e respectivos representantes de 23 capitais brasileiras se reuniram na Cidade de Natal, nos dias 2 e 3 de julho, para a realização do VI Encontro Nacional do CB27. Aproveitando o momento decisivo para o cenário climático, um dos temas de destaque no encontro foi a COP21, Conferência Climática da UNFCCC, que acontecerá em novembro na Cidade de Paris, França.

 

O Secretário de Meio Ambiente de Natal e anfitrião do VI Encontro, Marcelo Rosado, abriu o Encontro, ressaltando a presença da quase totalidade de capitais representadas. Entre os convidados para a sessão de abertura estavam o Chefe da Divisão de Clima, Ozônio e Segurança Química do Ministério das Relações Exteriores, Ministro Everton Lucero, o Presidente e o Secretário Executivo do CB27, Délio Malheiros e Nelson Franco, respectivamente, o Diretor de Políticas e Advocacy do ICLEI, Yunus Arikan, que participou por meio de uma mensagem de vídeo, a Secretária Executiva do ICLEI América do Sul, Jussara Carvalho, o representante da C40, Sr. Rodrigo Rosa, as Sras. Laura Macedo e Daniely Votto representando a WRI – Word Resources Institute, Andreia Banhe representando o CDP, o Presidente da ANAMMA, Rogério Menezes e o Vice Presidente da ABEMA, José Mairton França.

 

Na ocasião, o Diretor de Políticas e Advocacy do ICLEI, Yunus Arikan, aproveitou para dar um panorama da atuação do ICLEI e das estratégias e avanços alcançados no cenário climático. Os destaques foram os esforços por meio do Mapa do Caminho dos Governos Locais pelo Clima, iniciado em 2007, na busca pela inclusão dos governos locais no acordo climático global, que será concluído no fim do ano durante a COP21. Yunus encerrou sua participação encorajando os governos nacionais e subnacionais, por meio de redes, como o CB27, ou de redes globais, a intensificarem, dar escala aos seus compromissos, e a integrarem suas ações e desenharem propostas ambiciosas, holísticas e transformadoras para aderirem ao Mapa do Caminho dos Governos Locais pelo Clima rumo ao acordo em 2015, na COP 21 .

 

Representando a região da América do Sul do ICLEI, a Secretária Executiva, Jussara Carvalho parabenizou o CB27 pelo Encontroo e reforçou a importância do trabalho conjunto e coordenado entre as redes de Cidades para ganhar escala e força para influenciar as partes na COP21 e também para envolver mais governos locais num trabalho contínuo na agenda do clima.