Prefeito Park Wonsoon Discursa na Cúpula Climática para Líderes Locais

Park Wonsoon falou sobre o papel das redes de governos locais e regionais no avanço das metas de sustentabilidade

04 de dez de 2015

Reprodução

No dia 4 de Dezembro de 2015, centenas de Prefeitos se reuniram na Prefeitura de Paris para a Cúpula Climática para os Líderes Locais, como parte da maior convocação global de prefeitos, governadores e líderes locais focados nas mudanças climáticas.

 

A sessão geral da tarde começou com o discurso de abertura dos anfitriões Anne Hidalgo, Prefeita de Paris, e Michael Bloomberg, enviado especial do Secretário-Geral da ONU para Cidades e Mudanças Climáticas, que enfatizaram a forte base de conhecimento que existe entre cidades de todo o mundo. A Prefeita Hidalgo observou que as cidades representam cinquenta por cento da solução para as mudanças climáticas e devem compartilhar ideias e práticas para garantir que as cidades criem melhores ambientes para seus cidadãos.

 

Park Wonsoon, Prefeito de Seul, Coreia do Sul e Presidente do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade falou sobre o papel das redes de governos locais e regionais no avanço das metas de sustentabilidade, explicando que os mais de 1.000 membros do ICLEI concordaram em implementar o Plano de Ação de Seul, que inclui medidas específicas para o crescimento sustentável. Ele pediu aos participantes para “ter em mente o ditado, ‘pense globalmente, atua localmente“, um tema que soa de forma poderosa em um evento que destacou o poder e o potencial das ambições climáticas locais em meio as negociações internacionais em curso em Paris.

 

Hoesung Lee, Presidente do IPCC enfatizou a necessidade de se concentrar nas soluções para as mudanças climáticas e não nos problemas. A ciência mostra claramente que estamos diante de consequências desastrosas sem ação, o que significa que, agora, o mundo deve usar tecnologias inovadoras e disruptivas que possam dar lugar a uma nova economia e criação de empregos.

 

Leonardo DiCaprio ecoou a Prefeita Hidalgo ao enfatizar a importância do conhecimento e intercâmbio e a colaboração, afirmando que “uma coisa é fundamentalmente clara: precisamos encontrar a vontade de trabalhar em conjunto”, destacando a importância de fortes redes como o Compacto de Prefeitos, que recentemente atingiu 400 cidades comprometidas em todo o mundo. DiCaprio também chamou a atenção para ações mais ambiciosas e rápidas por parte dos líderes locais e regionais, em direção a objetivos, tais como 100% de energias renováveis, que são possíveis, mesmo que pareçam fora de alcance.

 

Seguido das observações de alguns oficiais, um painel composto pelos Prefeitos de Nova Orleans (EUA), Barcelona (Espanha) e Amã (Jordânia) se juntou à representação do primeiro escalão para discutir como lidar com os riscos das mudanças climáticas, concordando que as cidades e as pessoas devem se adaptar e responder aos sinais provenientes do ambiente natural. New Orleans, uma cidade cercada por água, decidiu trabalhar com seus recursos hídricos, e não contra eles, enquanto o Prefeito de Barcelona, Ada Colau, reconhece que “se não queremos a mudança climática, então temos que mudar a nós mesmos.”