Prefeito Park Won Soon entrega Declaração do ICLEI no ‘Dia da Ação’ na COP21

O ICLEI se compromete a intensificar a ação climática local, mobilizar o compromisso político e de ações para um desenvolvimento humano compatível com o clima

08 de dez de 2015

Reprodução

No fim de semana, a Declaração do ICLEI aos Ministros da COP21 foi aprovada por unanimidade na Reunião Conjunta do Conselho ICLEI e do Comitê Executivo Global do ICLEI na Prefeitura de Paris. Com base na Declaração de Seul e no Plano Estratégico 2015-2021, o ICLEI se compromete a intensificar a ação climática local, mobilizar o compromisso político e de ações para um desenvolvimento humano compatível com o clima, facilitar a transparência e responsabilidade nas ações municipais e fortalecer e defender ações climáticas transformadoras.

 

Park Won Soon, Prefeito de Seul e Presidente do ICLEI entregou o Compromisso no ‘Dia da Ação’ do Alto Nível da COP21, 5 de dezembro. O Prefeito Park lembrou as cidades de todo o mundo a pensarem globalmente e agirem localmente neste caminho em direção à sustentabilidade, seguindo os compromissos estabelecidos na Declaração do ICLEI e o exemplo da Cidade de Seul como pioneira na sustentabilidade. (Para ler a intervenção completa do Prefeito Park, por favor clique aqui.)

 

Em seu discurso, o Prefeito Park demonstrou que Seul lidera pelo exemplo. A cidade estabeleceu uma meta ambiciosa de reduzir 10 milhões de toneladas de carbono até 2020, como parte da Declaração de Seul, anunciada no Congresso Mundial do ICLEI em Seul no último mês de abril. Park também mencionou o sucesso do projeto ‘Uma Usina de Energia Nuclear a Menos’ (One Less Nuclear Power Plant), que está transformando o consumo de energia na cidade. Quatorze meses após o lançamento da iniciativa, Seul tinha reduzido o consumo de energia equivalente a geração de uma usina de energia nuclear e vai continuar este impulso com o lançamento da segunda fase do projeto.

 

O Prefeito Park convocou as demais cidades a se mobilizarem em direção a sustentabilidade, anunciando seu compromisso, como Presidente do ICLEI, para liderar seus Membros por meio do Programa ‘GreenClimateCities’ e outras iniciativas como o Compacto de Prefeitos e mobilizar mais governos locais e subnacionais para ampliar o alcance da rede global ICLEI.

 

Park concluiu seu discurso com um forte apelo à ação: “Nós podemos superar a crise da mudança climática que estamos enfrentando, por meio da intensificação da conexão entre as cidades. Precisamos acabar com o tempo de abundância e iniciar uma otimização do uso de recursos. Se caminharmos juntos, um novo caminho se abre, e se sonharmos juntos, o sonho se tornará realidade. Vamos caminhar juntos este caminho para transformar a crise em uma oportunidade. ”

 

As palavras e ações do Prefeito Park e da Cidade de Seul reforçam a mensagem por trás da Declaração do ICLEI, no que diz respeito aos compromissos, assim como as mensagens direcionadas aos negociadores internacionais.

 

Por meio da Declaração, o ICLEI estimula as Partes a acabar com o legado de uma era dependente de combustíveis fósseis, transformar modelos de desenvolvimento para se tornarem 100% em energias renováveis e economia circular, desenvolver modelos de governança inovadores e mobilizar recursos adicionais para a mitigação das mudanças climáticas, adaptação e perdas e danos.

 

Por fim, através da Declaração, o Comitê Executivo Global do ICLEI e o Conselho de membros, endossam a Declaração da Prefeitura de Paris da Cúpula Climática para Líderes Locais e da Declaração de Ação de Paris da Agenda de Ação Lima-Paris (LPAA) de Cidades e do Grupo de Trabalho Subnacional.

 

 

Declaração do ICLEI: acesse aqui.