No Recife, seminário apresenta Plano de Ação Climática aos secretários da cidade

O encontro reforçou que a agenda climática será foco do planejamento e das políticas ao longo dos próximos quatro anos, de forma transversal

15 de fev de 2021

O prefeito João Campos segura o PLAC ao lado da vice-prefeita, Isabella de Roldão, do secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo (à esquerda), e do secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Ribeiro. Crédito: Rodolfo Loepert/PCR

O Plano Local de Ação Climática (PLAC) do Recife foi tema de um Seminário de Apropriação, realizado na última quinta-feira (11/02), no Jardim Botânico da cidade. O encontro foi promovido pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), em parceria com o ICLEI América do Sul.

 

Na ocasião, o documento foi apresentado à nova gestão municipal, que reforçou que a pauta climática será foco do planejamento e das políticas públicas ao longo dos próximos quatro anos, de forma transversal. 

 

O encontro contou com a participação do prefeito da cidade, João Campos, e de diversos titulares de órgãos municipais, entre eles Leonardo Bacelar, secretário de Política Urbana e Licenciamento; Marília Dantas, secretária de Infraestrutura; Rafael Dubeux, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação; Pamela Alves, secretária executiva de Planejamento e Gestão; Érica Moura, secretária de Saneamento; Glauce Medeiros, secretária da Mulher; e Mariana Asfora, diretora executiva de planejamento urbano do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS).

 

Lançado em dezembro de 2020, o PLAC é estratégico para o futuro do Recife por fundamentar a gestão climática para os próximos anos, abarcando os aspectos de adaptação e mitigação de forma detalhada e integrada. “O PLAC traz informações que disparam um alerta e aumentam nossa responsabilidade em busca de materializar informações climáticas na rotina de nossa gestão”, observou o prefeito.

 

Para João Campos, o Seminário de Apropriação do PLAC mostra como a sustentabilidade e o enfrentamento às mudanças climáticas são prioridades para a gestão local. “Cada vez mais, o nosso exercício é trazer esses temas para a realidade da cidade, e para isso a transversalidade é algo fundamental.” O prefeito afirmou estar disposto a consolidar as ações e garantir que o Recife continue sendo uma referência nesse tema.

 

Ex-prefeito recifense e atual secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio foi lembrado pelo atual mandatário. “Recife continuará sendo protagonista como foi com Geraldo Julio, que fez muito nessa área, inclusive como coordenador regional do ICLEI na América do Sul.”

 

Secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, participa do encontro.

 

Durante o Seminário, o secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, anunciou a criação de um núcleo, sediado no Recife, onde serão desenvolvidos trabalhos para toda a região nordeste do Brasil. “O trabalho que vem sendo desenvolvido aqui vai irradiar e vai inspirar também outras cidades e outros governos estaduais do Nordeste a seguirem a mesma trilha de trabalhar pelo desenvolvimento sustentável”, comentou Perpétuo.

 

A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, reforçou que a agenda do ICLEI para discutir mudanças do clima com os governos locais é de grande importância. “A pauta da sustentabilidade é uma pauta de todas e de todos nós. Pequenas ações trazem grandes impactos para a gente e para o planeta. A Prefeitura do Recife deu grandes passos e fez grandes avanços nesse sentido, mas vamos poder fazer muito mais, com o compromisso assumido por toda a gestão”, afirmou.

 

Elaborado e lançado em 2020, o PLAC estabeleceu dois objetivos principais: reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa até 2050 e promover a adaptação e a resiliência do Recife à mudança do clima. Para atingir a meta, os gestores atuarão norteados em quatro eixos estratégicos: Energia, Saneamento, Mobilidade e Resiliência. 

 

Para a assessora de Relações Institucionais e Advocacy do ICLEI, Flávia Bellaguarda, por Recife já ter uma trajetória consolidada na agenda climática, o desafio para a nova gestão é fazer com que a cidade caminhe definitivamente para o desenvolvimento de baixo carbono até 2050. Ela participou da apresentação do PLAC e suas metas aos secretários e secretárias presentes no encontro. 

 

“É muito importante ver os secretários comprometidos com o endereçamento dessa agenda, independentemente da pasta em que estão, e como já têm a consciência de que essa pauta não se faz sozinho, mas precisam conversar entre si para fazer com que as ações do PLAC saiam do papel.”

 

Bellaguarda lembra que a gestão se inicia com diversos estudos climáticos já realizados. Para além do PLAC, foi realizada uma Análise de Riscos Climáticos e uma atualização do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa. “Há um caminho muito pragmático e objetivo do que é preciso fazer na cidade.”

 

“Já somos um polo médico, educacional e tecnológico. Agora, nos transformaremos em um polo de economia em baixo carbono e em uma referência para as instituições que preservam o nosso patrimônio ambiental e natural”, finalizou João Campos.