Prefeitura do Recife lança resultados do 1º Inventário de GEE da região Nordeste

A Cidade do Recife lançou, na semana passada, os resultados preliminares do Inventário de Gases do Efeito Estufa.

09 de maio de 2014

Andrea Rego Barros/PCR

A Cidade do Recife lançou, na semana passada, os resultados preliminares do Inventário de Gases do Efeito Estufa realizado em parceria com a rede ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade no âmbito do Projeto Urban-LEDS (Promovendo Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono). O lançamento marca o primeiro Inventário realizado na região do Nordeste do Brasil.

 

O Prefeito, Geraldo Julio, aproveitou a oportunidade para destacar a importância da realização do inventário como incentivo à conscientização da população local, principalmente em relação aos hábitos relacionados a emissões de gases do efeito estufa. “No mundo inteiro, somos a 16ª cidade mais vulnerável aos impactos do aquecimento global. O tema da sustentabilidade mexe com uma grande quantidade de decisões que tomamos em várias áreas do governo”, lembrou Geraldo.

 

O inventário foi produzido no âmbito do projeto Urban-LEDS, através da metodologia pioneira GPC (Protocolo Global de Comunidades), ferramenta criada em parceria entre o ICLEI, C-40 (Grupo de Grandes Cidades para a liderança do Clima) e o Instituto Mundial de Recursos (WRI). O material elaborado é um instrumento para a quantificação dos Gases do Efeito Estufa (GEE) emitidos durante um período de tempo específico. No caso, o levantamento refere-se aos dados do ano de 2012, e estabelece uma base para o desenvolvimento de um plano de ação com metas e objetivos concretos.

 

Com a produção do Inventário a Prefeitura poderá direcionar suas ações aos setores que exigem maior atenção e planejar-se para melhor enfrentar as mudanças climáticas. Os resultados preliminares do inventário apontam um nível de emissão de 3.126.232,6 tCO2e referente as emissões totais, tendo os setores de Transporte (65,2%) e de Resíduos (19,4%) como os responsáveis pela maior quantidade de emissões de GEE. Em seguida, identificam-se as emissões fontes de energia residencial com 6,3%. As operações da administração municipal contabilizam 0,3% das emissões.

 

Ao longo do processo de trabalho com a cidade, a equipe ICLEI promoveu a capacitação dos funcionários da Prefeitura do Recife que poderão seguir à diante no caminho da redução de emissões de GEE. O cálculo de emissões foi realizado, pela primeira vez na América Latina, através da ferramenta ‘HEAT+’, software, também, desenvolvido pelo ICLEI. No inventário foram medidos os setores de energia elétrica, transportes e resíduos. Esta primeira versão não inclui as emissões provocadas por uso do solo, processos industriais e tratamento de esgoto. Os dados do inventário ainda serão analisados por uma terceira parte.

 

Com base nos resultados apresentados, o projeto Urban-LEDS inicia sua segunda fase de trabalho, no qual focará na análise de atividades por setor e na elaboração de um plano de ação para a Cidade do Recife.

Fonte: Prefeitura do Recife


Voltar
Compartilhe