Fortaleza e Recife lançam Planos de Ação com metas climáticas ambiciosas

Documentos apoiam a construção de cidades resilientes, de baixo carbono, inclusivas e inovadoras

17 de dez de 2020

Crédito: Reprodução

A crise climática já é uma realidade no nosso dia a dia e ameaça cada vez mais nossa sobrevivência no planeta. Os efeitos da mudança do clima provocam impactos negativos na rotina de todas e todos e suas consequências – como chuvas intensas que provocam enchentes e deslizamentos, aumento de doenças transmissíveis por vetores – são administradas no nível local. Portanto, faz-se imprescindível que cidades desenvolvam estudos climáticos para apoiar a elaboração de estratégias e políticas públicas de resiliência, mitigação e adaptação do território que promovam o desenvolvimento urbano sustentável.

 

Fortaleza e Recife aprimoraram seu compliance climático e deram mais um passo rumo à construção de uma cidade resiliente, de baixo carbono, inclusiva e inovadora. Ambas as cidades lançaram seu Plano Local de Ação Climática, o PLAC. Trata-se um documento estratégico que demonstra como cada cidade alinhará suas ações com os compromissos do Acordo de Paris, definindo metas para a neutralização de emissões de gases de efeito estufa (GEE) na cidade e ações prioritárias para mitigar e adaptar aos efeitos da mudança do clima até 2050. O PLAC também serve como base para todos os demais planos municipais, pois norteará as políticas públicas de forma transversal, holística e participativa. As metas traçadas são de curto, médio e longo prazo para que a cidade possa desempenhar seu compromisso de responder aos desafios causados por esse fenômeno. 

 

“Apresentar um Plano Local de Ação Climática para Fortaleza e Recife é motivo de muito orgulho, devido a jornada que ambas as cidades vêm trilhando para o desenvolvimento de baixo carbono.” afirma Rodrigo Perpétuo, secretário Executivo do ICLEI América do Sul. 

 

Webinar de Lançamento da cidade do Recife: Plano Local de Ação Climática e Inventário de Emissões de GEE

 

“A prefeitura do Recife procurou agir dentro do município, mas também buscou representatividade global. A mudança climática é tema prioritário do planeta. Essa reunião hoje é histórica, nos enche de alegria e orgulho. A responsabilidade daqui para frente aumenta. A nossa parceria com o ICLEI começou em 2013 e permitiu que tivéssemos acesso ao que é vanguarda no mundo em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade. O ICLEI abriu as portas para que a gente chegasse até aqui.”, declarou o prefeito Geraldo Julio durante o evento de lançamento dos documentos, realizado no dia 14 de dezembro.

 

Presente no evento, o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ibáñez, reforçou a importância da ação local no combate à mudança do clima: “Quero reconhecer o enorme poder de mobilização dos governos locais. Eles desempenham papel central na luta contra a mudança do clima e uma transição energética”, declarou.

 

“Com este plano de ação, Recife reforça o papel de liderança no país, seu compromisso público com ação climática e cumpre as primeiras etapas para o caminho de responsabilização sustentável” destacou Alain Grimard, oficial sênior da ONU-Habitat

 

A capital pernambucana trabalhou ainda seu Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa (ano base 2016-2017) com apoio da equipe do ICLEI, utilizando a plataforma CLIMAS, desenvolvida em parceria com a WayCarbon. A apresentação do Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) atualizado e a construção desse  Plano Local de Ação Climática são estratégicos para o futuro da cidade do Recife por fundamentar a gestão climática para os próximos anos, abarcando os aspectos de adaptação e mitigação de forma detalhada e integrada.

 

“O lançamento do 3o Inventário de GEE identifica as principais fontes de emissões. Os dados foram essenciais para a elaboração do Plano Local de Ação Climática. As metas traçadas irão promover a qualidade de vida rumo ao carbono neutro” diz José Neves, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

 

“Os desafios e soluções para a pauta climática estão nas cidades. Esse evento coroa os esforços feitos ao longo dos últimos anos. Tenho certeza que deixamos um legado para outras cidades do Brasil e América Latina”, reforça João Domingos Azevedo, presidente do Instituto da Cidade Pelópidas.

 

A cerimônia de lançamento também marcou a entrega em reconhecimento ao progresso da cidade no combate aos efeitos da mudança climática. “Os governos locais são atores chaves para que nós possamos contribuir com a redução de emissões, para limitar o aumento na temperatura global 1.5 graus. Nesse sentido, após 5 anos do acordo de Paris, podemos perceber claramente uma evolução em ações por parte dos governos subnacionais. Um exemplo disso é Recife, que nos últimos cinco anos apresentou seu terceiro inventário de GEE, o estudo de vulnerabilidade e o plano de ação climática ambicioso, alinhado ao acordo de Paris”, afirma Andreia Banhe, gerente de Cidades, Estados e Regiões do CDP América Latina.

 

> O PLAC do Recife está disponível na biblioteca do ICLEI.

 

> Assista ao vídeo do PLAC e a gravação do evento lançamento em nosso canal no Youtube.

 

Webinar de Lançamento do Plano Local de Ação Climática de Fortaleza

 

No dia 15 de dezembro aconteceu o evento de lançamento do PLAC de Fortaleza. Águeda Muniz, secretária de Urbanismo e Meio Ambiente da cidade, iniciou a sessão lembrando a importância da incorporação da gestão climática na administração pública: “A redução da desigualdade social e das vulnerabilidades passam pelo enfrentamento da mudança climática. A parceria com o ICLEI trouxe o enfrentamento à mudança climática para dentro da gestão pública de Fortaleza de uma forma prática e simples”, declara.

 

“Não é possível fazer política pública sem responsabilidade compartilhada com o cidadão. Nesse sentido, a participação da sociedade civil foi essencial neste processo”, aponta a coordenadora de Políticas Ambientais, Maria Edilene Silva Oliveira. 

 

“Os PLACS estruturam a estratégia de redução de carbono dentro do contexto de desenvolvimento do município.  As metas são definidas a nível nacional, mas a implementação depende diretamente dos estados e municípios, por isso organismos internacionais têm estimulado o desenvolvimento destes documentos para ação climática local, e ambiciosa”, afirma Renata Farias, Gerente de Sustentabilidade, secretária municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza.

 

“O PLAC pavimenta o caminho para enfrentar os desafios climáticos e as cidades que possuem uma estratégia para esta agenda saem na frente. Precisamos seguir buscando as formas de viabilizar e  acelerar a implementação” diz Sophia Picarelli, Gerente de Mudança do Clima e Biodiversidade do ICLEI.

 

> O PLAC de Fortaleza estará disponível na biblioteca do ICLEI.

 

> Assista ao vídeo do PLAC e a gravação do evento lançamento em nosso canal no Youtube.

Tags: