ICLEI participa do II Simpósio sobre Mudanças Climáticas e Tomada de Decisões no Uruguai

O encontro contou com a participação de mais de 90 especialistas do setor público e privado

28 de ago de 2015

Reprodução

Nos dias 19 e 20 de agosto, ocorreu na cidade de Montevideo, Uruguai, o II Simpósio Regional sobre Mudanças Climáticas e Tomada de Decisões. O encontro contou com a participação de mais de 90 especialistas do setor público e privado, academia, sociedade civil, jornalistas e comunicadores sociais de mais de 10 países da América Latina. O ICLEI América do Sul participou do Simpósio por meio de sua Secretária Executiva, Jussara Carvalho e Pedro Jacobi, Presidente da rede ICLEI e Coordenador da Equipe USP no Centro Regional de Mudanças Climáticas e Tomada de Decisões.

 

 

 

O objetivo do Encontro foi refletir sobre a relação entre ciência e política e sua integração com os desafios advindos das mudanças climáticas. Com isso, foi criado um espaço multisetorial que permitiu o intercâmbio de experiências entre os participantes e a consolidação de relações e redes de colaboração.

 

 

 

O Simpósio foi organizado a partir de três sessões que abordaram temas específicos durante os dois dias. O Presidente Pedro Jacobi abriu a primeira sessão no painel que discutiu os ‘Desafios e Estratégias sobre a relação entre ciência e política. Já a Secretária Executiva do ICLEI América do Sul, participou da terceira sessão, ‘Desenhos Institucionais para integrar as mudanças climáticas nas políticas públicas’, com a apresentação sobre ‘Políticas Públicas e Governos Locais – estratégias para a internalização de políticas de clima nos governos locais’. Jussara apresentou o trabalho exercido pela rede de cidades ICLEI, e expôs as iniciativas que vêm sendo trabalhadas com 8 cidades por meio do projeto Urban-LEDS.

 

 

 

Com a participação no Simpósio, a Secretária Executiva sugeriu que, uma ação relevante para Centro Regional, poderia ser sua contribuição com a capacitação de gestores locais. Nesta sessão participaram também os representantes de governos locais de Montevideo, Uruguai, Gabriela Feola, Donatella Fuccaro, Município de Santiago de Chile, Chile e Lautaro Lorenzo do Município de Esteban Echeverría, Argentina.

 

 

 

O Simpósio é parte da agenda de atividades do Centro Regional de Mudanças Climáticas e Tomada de Decisões, uma iniciativa realizada pela aliança interinstitucional entre a Fundação Avina e a UNESCO. O evento foi financiado pela Fundação Avina e pela Rede de Conhecimento do Clima e Desenvolvimento (CDKN, sigla em inglês).