Cidades Latino-americanas ativas pelo Clima na COP20

A COP 20 da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) em Lima contou com forte presença de Cidades Latino-americanas

16 de dez de 2014

Reprodução

A COP 20 da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) em Lima contou com forte presença de Cidades Latino-americanas, que acompanharam de perto a evolução das negociações, e compartilharam seus compromissos e experiências em eventos dentro e fora da UNFCCC. Entre as Cidades presentes da região estiveram as participantes do Projeto Urban LEDS no Brasil: Recife, Fortaleza, Belo Horizonte e Rio de Janeiro; além de Bogotá, Colômbia, Buenos Aires, Argentina, Montevideo, Uruguai, Lima, Peru, Cidade do México e León, México, além de inúmeras cidades Peruanas reunidas pelo Ministério de Ambiente do Peru.

 

No maior encontro de cidades sobre mudanças climáticas após a Cúpula de Nova Iorque, o evento de abertura do segmento de alto nível dos Diálogos de Lima para governos locais realizado no dia 8 de dezembro pelo Mapa do Caminho dos Governos Locais pelo Clima em parceria com a Prefeitura de Lima, a discussão regional teve destaque. O Prefeito de Bogotá, Gustavo Petro participou da Abertura oficial do evento, dialogando em nome das cidades com o ‘Trio de Presidências das COPs’ – representantes da Polônia (Presidência da COP19), do Peru (COP20), e da França (COP21).

 

Em sessão moderada pelo Diretor Regional da C40 para América Latina, autoridades das Cidades do Recife, Buenos Aires, Bogotá e Cidade do México compartilharam suas trajetórias e ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, e notaram claras semelhanças entre os processos pelos quais passaram, e as ações adotadas. Foram apresentadas ainda as iniciativas de apoio às cidades da região pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (IADB) e Fundação AVINA, que compartilharam sua visão e ferramentas disponíveis para cidades latino-americanas.

 

Prefeitos participantes do Projeto Urban LEDS no Brasil fortalecem a defesa das pautas locais na COP20

 

O Prefeito da Cidade do Recife, Geraldo Júlio de Mello Filho foi pessoalmente a Lima demonstrar seu comprometimento com o tema, e além de compartilhar sua visão e experiências no evento de alto nível do dia 8 de dezembro como representante oficial do Projeto Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono (Urban LEDS), ressaltou durante o evento paralelo oficial do ICLEI e IPU na COP20 (‘Da Visão para à Ação – Elevando o nível global de ambição através da Ação Climática Local’) a importância da presença das cidades nas discussões climáticas globais e seu pleito para que governos locais e subnacionais sejam engajados e empoderados nesse processo, em apoio ao texto-posicionamento de governos locais, o Lima Communiqué.

 

Délio Malheiros, Vice Prefeito e Secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte, cidade satélite do Projeto também afirmou seu apoio ao Lima Communiqué e participou do lançamento do GPC – Protocolo Global para Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Escala da Comunidade, como uma das 35 cidades no mundo a testar o Protocolo. O GPC é primeira ferramenta padronizada e amplamente endossada para cidades medirem e relatarem suas emissões de GEE. O Vice Prefeito discursou ainda, em nome dos governos locais, no ‘Dia de Ação Climática de Lima’, que inaugurou um formato de sessão que deverá se repetir nas próximas COPs, para diálogos de alto nível entre atores não governamentais e ministros.

 

CB27 é inspiração para Atores Locais da Aliança do Pacífico

O CB27, Fórum formado pelos 27 Secretários de Meio Ambiente das capitais brasileiras, também esteve representado por sua Secretaria Executiva e Coordenação, respectivamente as Cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Carlos Alberto Muniz, Secretário Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Nelson Moreira Franco, Gerente de Mudanças Climáticas do Rio de Janeiro e Délio Malheiros, Vice-Prefeito e Secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte compartilharam a experiência do CB27 com os Prefeitos e Intendentes presentes no evento paralelo à COP20, ‘Simposio de Atores Locais da Aliança do Pacífico para o Intercâmbio de Boas Práticas na Gestão das Mudanças Climáticas’, organizado pela Fundação Konrad Adenauer e INICAM

 

Publicação sobre Boas Práticas da Região

No mesmo evento o ICLEI lançou publicação realizada em parceria com a Fundação Konrad Adenauer (KAS), ‘Sustentabilidade Urbana: Experiências na América Latina’. O material apresenta 10 recortes temáticos sobre cidades sustentáveis e em cada um deles um caso relatado por uma cidade de nossa rede na região: San Rafael de Heredia, Costa Rica; Curitiba, Recife e Rio de Janeiro, Brasil; Cidade do México, León e Toluca, México; Medellín e Bogotá, Colômbia; e Lima, Peru.

 

País e Cidade Sede foram parceiros chave

O Ministério de Ambiente do Peru, em seu papel como Presidência da COP20, prestou apoio oficial e participou da agenda de governos locais na Conferência (‘Diálogos de Lima’), promovida pelo Mapa do Caminho de Governos Locais pelo Clima. O Ministério utilizou a oportunidade de o país sediar uma COP para promover internamente um programa por cidades sustentáveis, lançado em evento promovido pelo MINAM no dia 5 de dezembro.

 

A Prefeita da Cidade sede de Lima, Susana Villarán, também atuou e defendeu em inúmeras ocasiões a agenda das cidades e governos subnacionais, tendo participado e discursado nesse sentido na Abertura Oficial da COP e em intervençãoem nome do Grupo oficial de representação de Governos Locais e Autoridades Municipais junto à UNFCCC (LGMA) na abertura do Segmento de Alto Nível da Convenção, e no evento do dia 8 de dezembro o qual ela sediou e recebeu calorosamente cidades e instituições especialistas de todo o mundo.