ICLEI Innovation realiza seu primeiro Demo Day e divulga startups vencedoras

Dentre as 11 startups escolhidas para participar da aceleração do ICLEI Innovation, cinco foram selecionadas para aplicar suas soluções em cidades brasileiras

17 de dez de 2020

Crédito: Tobias Bjørkli

O primeiro Demo Day do ICLEI Innovation foi realizado nesta terça-feira (15/12) e encerrou a fase de aceleração do projeto. Dentre as 11 startups escolhidas para participar desse processo, cinco foram selecionadas para aplicar suas soluções em cidades brasileiras que fazem parte da rede do ICLEI América do Sul. São elas: Arbolink, Anubz, Exati, Verde Novo e Verde Drone. A Gaia foi escolhida como startup revelação.

 

“Essa é uma tarde muito especial para nós que buscamos a sustentabilidade urbana”, iniciou Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI América do Sul. “A realização deste Demo Day nos aponta o caminho da esperança, pois demonstra que há muito espaço para inovação em prol da sustentabilidade.”

 

A fase de aceleração do ICLEI Innovation desenvolveu soluções inovadoras para a gestão de áreas verdes urbanas e as políticas de arborização nas cidades, priorizando tecnologias replicáveis e escaláveis. Ao longo de 12 semanas, por meio de uma metodologia de aceleração desenvolvida pela FCJ Venture Builder, além de uma robusta e qualificada rede de parceiros institucionais e apoiadores, o ICLEI Innovation acompanhou, mentorou, conectou e desenvolveu as startups participantes. 

 

Bernardo Egas, secretário do Meio Ambiente do Rio de Janeiro (RJ) e presidente da Fomenta Rio, um dos patrocinadores do projeto, afirmou que a capital fluminense tem condições de implementar e certificar algumas das soluções. “Conseguimos unir as temáticas de inovação e sustentabilidade no Rio de Janeiro, e o ICLEI Innovation tem tudo a ver com essa missão.”

 

A aceleração do ICLEI Innovation contou também com um processo de mentoria. Um dos mentores-padrinho das startups, o vice-presidente da Fomenta Rio, Rafael Ponzi, afirma que as soluções apresentadas dão espaço para ideias e novos projetos que beneficiam os cidadãos. 

 

“Em alguns casos, as soluções são para problemas que as cidades nem sabem que tem. Durante a mentoria, pude entender os projetos e ver como eles funcionam dentro dos processos da cidade, levando novas ferramentas para eles poderem escalar. Foi uma troca rica, que levou muito conteúdo a todos.”

 

O Demo Day contou ainda com uma intervenção de Frederico Celentano, presidente da Ade Sampa, sobre a importância do fomento à inovação para o desenvolvimento de soluções aos desafios urbanos de governos locais, e também uma apresentação de Felipe Barbosa e Alice Monteiro, da SEALL, sobre os resultados da materialidade do ICLEI Innovation e a relação das soluções propostas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

 

Entre as próximas etapas do ICLEI Innovation estão reuniões de aprofundamentos com as startups vencedoras, em que serão avaliadas as perspectivas de testes nas cidades parceiras do projeto, com prioridade à São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, assim como às capitais que compõem o Fórum CB27.

 

O Demo Day marca o fim do primeiro programa de aceleração do ICLEI Innovation, mas o começo de uma atuação programática do ICLEI América do Sul no ecossistema de inovação e sustentabilidade. “A nova economia é a economia verde, que preserva, conserva e respeita o meio ambiente e a biodiversidade. Essa é a aposta do ICLEI Innovation e esse é o movimento de transformação que queremos fomentar”, finaliza Perpétuo.

 

Assista ao Demo Day na íntegra: