ICLEI e Google.org selecionam organizações com projetos inovadores de enfrentamento à mudança climática

Fruto de uma parceria entre o ICLEI e o Google.org, o Action Fund Brazil será aplicado em Curitiba e Porto Alegre.

29 de jul de 2020

Crédito: Divulgação

Atualizado no dia 10/08.

 

Foi lançado nesta quarta-feira (29/07) o edital de chamamento público para organizações sem fins lucrativos que atuem na área de sustentabilidade e mudança climática e que tenham interesse em aplicar projetos inovadores e de impacto em Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), cidades escolhidas pela iniciativa Action Fund Brazil, contribuindo com as estratégias de ação pelo clima traçadas pelos governos locais.

 

As organizações candidatas (organizações não-governamentais, organizações da sociedade civil, institutos de pesquisa, instituições acadêmicas) deverão apresentar projetos a serem realizados entre setembro de 2020 e setembro de 2021, totalizando 12 meses. Para a sua execução, cada uma das quatro organizações escolhidas (até duas por cidade) será beneficiada com R$ 660.000,00 (seiscentos e sessenta mil reais).

 

Os projetos apresentados deverão utilizar dados públicos, como os dados disponibilizados pelo Google através da plataforma Environmental Insights Explorer (EIE), que compila informações sobre emissões de gases de efeito estufa relacionadas a edifícios e transporte, além de dados de qualidade do ar e potencial de energia solar na cobertura de construções.

 

Os projetos também devem ter como eixo temáticas como mobilidade urbana sustentável, eficiência energética e sustentabilidade em edifícios, desenvolvimento de energia solar e gestão da qualidade do ar. Também podem ser enviadas propostas que dialoguem com as estratégias climáticas locais.

 

A escolha será realizada com base nos critérios estabelecidos por meio do Comitê de Seleção do ICLEI América do Sul. As instituições selecionadas serão capacitadas para uso da plataforma EIE e participarão de workshop sobre aplicação potencial de dados em projetos da sociedade civil.

 

O prazo final para o envio dos projetos é 04/09/2020.

 

Para mais informações sobre o chamamento público de instituições sem fins lucrativos, acesse o edital completo através dos links para Curitiba e Porto Alegre.

 

 As informações necessárias para a inscrição das organizações interessadas podem ser conferidas neste documento.

 

Atualização sobre o edital

 

Foi publicada no dia 07/08 uma atualização do edital, válida para ambas as cidades, relativa aos prazos de entrega de algumas etapas do projeto.

 

Também foi estendido para o dia 06/09 o prazo final para o envio dos projetos.

 

Sobre o Action Fund

 

Fruto de uma parceria entre o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e o Google.org, o Action Fund possui a finalidade de apoiar organizações sem fins lucrativos na implementação de projetos locais e orientados por dados para a mitigação da mudança do clima, ajudando os tomadores de decisão a estabelecer metas relacionadas ao planejamento climático. O fundo, de aproximadamente US$4 milhões, será aplicado na Europa, nos Estados Unidos, no Brasil e no México e Caribe. 

 

Sobre o EIE

 

A Environmental Insights Explorer (EIE) foi lançada em 2018 utilizando dados exclusivos do Google e recursos de modelagem para ajudar os tomadores de decisão a estabelecer metas relacionadas ao planejamento climático e para ajudar cidades e empresas a atingirem essas metas.

 

Atualmente, dados de mais de 100 cidades no mundo estão disponibilizados na plataforma. Na América do Sul, as cidades analisadas são Belo Horizonte, Buenos Aires, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo. 

 

Sobre as organizações

 

O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 1.750 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativo em mais de 100 países, a organização influencia as políticas de sustentabilidade e impulsiona a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular. O ICLEI América do Sul conecta seus mais de 80 governos associados em oito países a este movimento global. 

 

Desde 2005, o Google.org trabalha para ampliar o alcance de projetos inovadores sem fins lucrativos e apoiá-los com financiamento, ferramentas e voluntários de todo o Google. Esses projetos inovadores causam impacto nas comunidades e têm potencial de produzir mudanças significativas.