Curso YCL – Liderança climática para o século XXI: Saiba como foi a última edição e se inscreva para a próxima

Com o intuito de preparar a geração que irá liderar iniciativas de enfrentamento aos desafios relacionados à mudança do clima, o Youth Climate Leaders é uma organização fundada por brasileiras e que forma jovens no mundo todo.

17 de jul de 2020

Em parceria com o ICLEI América do Sul, foi lançado no 1º semestre de 2020 o Curso YCL – Liderança climática para o século XXI, realizado entre os dias 18 de abril e 19 de maio, em formato totalmente online, considerando a pandemia da Covid-19. Na ocasião, o ICLEI América do Sul teve a chance de incentivar os governos locais e seus próprios colaboradores a se envolverem com a iniciativa.

 

Nesta edição, o curso foi oferecido aos jovens de cidades associadas ao ICLEI com uma condição diferenciada no valor do curso, tendo a chance ainda de concorrer a uma bolsa completa. Além disso, duas colaboradoras do ICLEI América do Sul foram selecionadas para participar do curso integralmente. Confira, a partir dos relatos abaixo, como foi a experiência delas no curso, que contou com 92 pessoas durante as oito semanas de aulas:

 

“Com um conteúdo amplamente diversificado sobre a agenda climática, passando pelos aspectos político-institucionais até as abordagens técnicas e científicas, pude vislumbrar novos caminhos de atuação para me tornar uma agente de mudanças e contribuir para o desenvolvimento sustentável do meu país. Fui muito inspirada por profissionais com carreiras consolidadas na área e me conectei com jovens de diferentes perfis, locais, formações e realidades – o que considero ter sido o maior ganho de toda a experiência virtual. Agradeço ao ICLEI América do Sul por propiciar esse aprendizado e por acreditar no potencial das juventudes, inclusive em seu quadro de colaboradores, reafirmando que somos responsáveis pela criação de um mundo mais justo e igualitário para todas e todos”, apontou Giovana Figueiredo, assessora de Relações Institucionais do ICLEI América do Sul.

 

“Um ponto que considerei muito relevante em relação ao curso é que, após o seu encerramento, os participantes passam a integrar a rede internacional do YCL, tendo acesso exclusivo a diversas oportunidades voltadas à área de clima, como intercâmbios profissionais, mentorias e cursos, com o intuito de estarem próximos de organizações, especialistas e líderes jovens para trocar conhecimentos e oportunidades. Em suma, acredito que as bolsas para o curso que o ICLEI disponibiliza são uma importante ferramenta para incentivar a formação de jovens líderes climáticos, além de empoderar a sua equipe, uma vez que muitos dos conhecimentos que tive a oportunidade de aprender e/ou aprofundar poderão ser utilizados em atividades que realizo no ICLEI”, observou Larissa Maia, assistente de Projetos no ICLEI América do Sul.

 

O ICLEI América do Sul agradece a participação e dedicação de suas colaboradoras e incentiva a participação em massa dos jovens que se interessarem pelo tema. As inscrições para a edição do 2º semestre já estão abertas e vão até o dia 20 de julho com um preço especial; depois, as inscrições são válidas para o preço regular, confira a metodologia e o programa. Caso queira saber mais, confira o webinar que realizamos com o Youth Climate Leaders no dia 13 de março de 2020, que tira dúvidas sobre o curso e carreiras no clima.

 

O Curso YCL – Liderança climática para o século XXI é voltado para participantes de 18 a 35 anos, que buscam ter uma noção geral da carreira climática, sendo porta de entrada para uma rede global e cursos mais específicos/avançados.