Em webinar, ICLEI Innovation lança edital para seleção de startups

A iniciativa alia desenvolvimento urbano sustentável à empreendedorismo e busca soluções que apoiem o enfrentamento ao novo coronavírus e a reestruturação dos governos locais no pós-pandemia.

16 de jul de 2020

Crédito: Carolina Munemasa

A incorporação da tecnologia ganha cada vez mais espaço na rotina das cidades. Irreversível, tal processo destaca-se pelo potencial transformador a nível local e urbano, tendo a possibilidade de proporcionar um novo salto na qualidade de vida das pessoas.

 

Até 2050, as cidades abrigarão 70% da população mundial, segundo estudo da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesse contexto de expansão dos centros urbanos, as soluções tecnológicas são fundamentais ao processo de transição necessário para atingirmos uma economia verde que engloba, além das demandas de mercado atuais, uma nova proposta para o futuro.

 

Portanto, torna-se cada vez mais necessário trazer a pauta da inovação e tecnologia para as discussões sobre gestão urbana sustentável, produzindo impactos positivos para o desenvolvimento humano e permitindo que a cidade seja pensada de maneira integral e inteligente. 

 

ICLEI Innovation

 

Em fevereiro de 2020, uma parceria entre o ICLEI América do Sul e a Publicae lançou o ICLEI Innovation, com a intenção de gerar soluções tecnológicas que possam atender às demandas e os desafios dos municípios

 

A iniciativa terá ênfase em desenvolvimento urbano sustentável e empreendedorismo através do apoio à startups atuantes nas áreas de inovação e sustentabilidade para a gestão pública local. Sem perder de vista a crise sanitária imposta pela Covid-19, o ICLEI Innovation buscará ainda soluções que apoiem o enfrentamento ao novo coronavírus e dialoguem com a reestruturação dos governos locais no pós-pandemia.

 

Em um contexto no qual as startups vêm ganhando espaço com soluções inovadoras em diversas áreas, o ICLEI Innovation surge com o intuito de fomentar startups de impacto que ofereçam soluções para que as cidades avancem rumo à uma gestão mais sustentável. 

 

Seleção de startups

 

Neste momento, o ICLEI Innovation está lançando um edital que selecionará times, startups, produtos, serviços e processos inovadores no segmento de arborização ou áreas verdes urbanas que fortaleçam a gestão e sustentabilidade de cidades, promovam espaços verdes, adotem soluções baseadas na natureza e gerem resultados de gestão mensuráveis para o bem estar dos municípios. 

 

Serão selecionados até 10 projetos, que poderão ser aplicados em qualquer local do Brasil. As startups selecionadas passarão por um processo de aceleração com duração de três meses, com o objetivo de aprimorar as soluções apresentadas, que irão apoiar a inovação e a sustentabilidade na gestão pública local e que possam ser replicadas em escala nos municípios brasileiros. Terão preferência na escolha as soluções tecnológicas que demonstrem compromisso com a execução dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

 

As inscrições estarão abertas a partir do dia 21/07 e prosseguirão por quatro semanas. A Chamada Nacional de Participantes para Programa de Aceleração terá um webinar para marcar o seu lançamento, a ser realizado na próxima terça-feira, dia 21/07 (mais informações em breve).

 

Diferencial

 

Dentro do ecossistema de inovação pela sustentabilidade e impacto, o ICLEI Innovation apresenta um diferencial importante: a rede de cidades do ICLEI América do Sul como mercado para teste, execução e escalabilidade dos projetos selecionados.

 

Já a Publicae trabalha com um modelo de investimento privado nas iniciativas e startups, o Government Venture Builder, que tem como foco a criação de ambientes para desenvolvimento regional com geração de emprego.

 

“Essa iniciativa tem o intuito de fazer confluir a agenda de inovação e a agenda de desenvolvimento urbano sustentável. Vamos articular os vários atores da sociedade, integrando todas as dimensões e complexidades em se fazer territórios sustentáveis” explica o secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo. “Este movimento concretiza o esforço do ICLEI para adentrar, com mais consistência, na agenda de inovação e negócios sustentáveis.”

 

Sobre as organizações

 

O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 1.750 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativo em mais de 100 países, a organização influencia as políticas de sustentabilidade e impulsiona a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular. O ICLEI América do Sul conecta seus mais de 80 governos associados em oito países a este movimento global. 

 

A Publicae é uma uma joint venture estabelecida entre FCJ Venture Builder e Houer Concessões, especialistas em aceleração de startups e mercados de inovação.