Governos Locais identificam alternativas viáveis para o financiamento de estratégias de desenvolvimento urbano de baixo carbono

Tour de seminários e eventos públicos envolve as oito cidades brasileiras que participam desta segunda fase do projeto Urban LEDS.

13 de ago de 2018

Reprodução

Hoje começa um tour de seminários e eventos públicos com o objetivo de sensibilizar atores estratégicos e a população e ampliar a governança da agenda climática nas oito cidades brasileiras que participam da segunda fase do projeto Urban LEDS: Acelerando a ação climática por meio da promoção de Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono.

 

Começando na cidade de Recife, as atividades terão dois momentos, sendo um de Seminário de sensibilização, aberto ao público, e um de Workshop interno de trabalho.

 

No Seminário: Planejamento Urbano Resiliente e de Baixo Carbono, o ICLEI América do Sul busca debatir os impactos da mudança do clima na economia, infraestrutura e qualidade de vida dos cidadãos nas cidades. O espaço de discussão mobilizará atores relevantes no cenário de financiamento e implementação da ação climática local, assim como secretários e técnicos de outros departamentos e secretarias envolvidas no planejamento urbano, financeiro e plano diretor das cidades.

 

Nos workshops internos, o objetivo é que as cidades consigam definir duas medidas de mitigação.

 

O projeto promove a cooperação entre governos locais e, a partir de suas experiências, demonstrar em fóruns globais o potencial existente para investimento em projetos climáticos das cidades. Na sua segunda fase, Urban LEDS terá especial foco na geração de modelos de projetos financiáveis, escaláveis e replicáveis em setores como mobilidade, resíduos e energia.

 

Sobre o projeto:

O projeto Urban-LEDS II: Acelerando a ação climática por meio da promoção de Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono é implementado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e ONU-Habitat e financiado pela Comissão Europeia. Na sua segunda etapa, o projeto abrange quatro novos países – Colômbia, Ruanda, Laos e Bangladesh-, além dos quatro países participantes da primeira etapa – Brasil, Índia, Indonésia e África do Sul.

 

Com um investimento de 8 milhões de euros, o projeto apoiará aproximadamente 60 cidades ao redor do mundo, na condução de suas estratégias climáticas alinhadas ao Acordo de Paris. No Brasil, 8 cidades participam do projeto desde a primeira fase (2012-2016): Betim/MG, Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Porto Alegre/RS, Rio de Janeiro/RJ, Recife/PE e Sorocaba/SP.
Saiba mais, acessando o site do projeto: urbanleds.iclei.org/

 

Sobre o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade

O ICLEI é a principal rede global de mais de 1.500 cidades e regiões comprometidas com a construção de um futuro sustentável. Por meio de esforços coletivos, impacta mais de 25% da população urbana global. Os Governos Locais e Regionais da Rede ICLEI trabalham em conjunto com uma equipe diversa de especialistas globais em 22 escritórios ativos em 124 países. Juntos, abordam os impactos locais de mudanças globais sem precedentes, da mudança climática à urbanização, com o objetivo de promover o desenvolvimento urbano com menor impacto possível nos sistemas globais e construir comunidades centradas nas pessoas e equitativas.

 

O Secretariado para América do Sul conecta seus mais de 60 governos associados em 8 países a este movimento global. Ao longo destes anos, destacou-se no desenvolvimento e execução de projetos nas temáticas de: Clima e Desenvolvimento de Baixo Carbono, Resiliência, Resíduos Sólidos, Compras Públicas Sustentáveis, Biodiversidade Urbana, dentre outros. Conheça mais: www.iclei.org/sams