Dia da Árvore, grande aliada das cidades no combate à crise climática

Comemorado no dia 21 de setembro, o Dia da Árvore é uma oportunidade para reforçar a necessidade da conservação, restauração e plantação de árvores em todo o território brasileiro

21 de set de 2021

Crédito: Moacir Rocha/Unsplash

No Brasil, a proximidade da primavera indica também a chegada de uma efeméride muito especial: o Dia da Árvore.

 

De infinita grandeza, esse valioso elemento da natureza tem um dia para chamar de seu no calendário nacional: 21 de setembro, data para reforçarmos a importância e necessidade da conservação, restauração e plantação de árvores em todo o território brasileiro.

 

Afinal, são elas que tornam a Terra habitável. Árvores e florestas fornecem água e ar limpos, são lar de biodiversidade e apoiam o sustento de bilhões de pessoas. Ao absorverem aproximadamente um quarto das emissões anuais de CO², as árvores também são grandes aliadas no enfrentamento da emergência climática, cumprindo um papel fundamental no equilíbrio climático do planeta.

 

Uma pesquisa realizada pelo Global Forest Watch mostra que a regeneração natural de florestas tem o potencial de absorver da atmosfera até 8,9 bilhões de toneladas métricas de dióxido de carbono por ano – o equivalente a 23% das emissões anuais globais de CO².

 

O benefício das árvores para as cidades

 

Historicamente, a expansão da malha urbana resultou em extermínio de árvores e criação de grandes áreas desmatadas. Porém, cidades e territórios que tem a ambição de aliar desenvolvimento urbano à ações sustentáveis já compreendem que a árvore não deve ser vista como inimiga das cidades – pelo contrário.

 

Ações como expandir, manejar e restaurar áreas verdes urbanas impactam diretamente a qualidade de vida, melhorando a qualidade do ar, reduzindo as ilhas de calor e apoiando na preservação da biodiversidade, beneficiando toda a população do território.

 

Considerada uma das formas mais inteligentes para abordar a restauração e conservação de ecossistemas e infraestrutura natural, as Soluções baseadas na Natureza (SbN) têm ganhado espaço nas cidades brasileiras que buscam solucionar seus problemas urbanos.

 

Uma das aplicações das SbN, a infraestrutura verde vem sendo usada em diferentes regiões do mundo. Por meio da implantação, manutenção ou recuperação de áreas verdes em pontos estratégicos das cidades, por exemplo, cria-se um sistema natural capaz de absorver a água da chuva, filtrar sedimentos do solo e reduzir custos com saneamento e saúde pública.

 

SbN nas cidades brasileiras

 

Como parte do INTERACT-Bio, iniciativa implementada pelo ICLEI que visa melhorar a gestão dos recursos naturais em cidades de rápido crescimento e nos municípios que as cercam, as regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Campinas e Londrina estão implementando projetos demonstrativos de infraestrutura verde, como jardins de chuva, passagens de fauna, corredores ecológicos. 

 

Essas obras têm a intenção de transformar os ambientes urbanos em lugares melhores, mais atraentes e que gerem maior bem-estar para as pessoas e para o meio ambiente. Saiba mais sobre como as cidades brasileiras estão implementando SbN. 

 

Outras iniciativas em prol das árvores

 

Para além do INTERACT-Bio, a área de Biodiversidade e Desenvolvimento Circular do ICLEI executa diversas iniciativas relacionadas à proteção da natureza em ambientes urbanos, como o Áreas Protegidas Locais, que contribui para que governos locais assumam papéis de relevância na gestão de áreas protegidas e de conservação, e o Cities With Nature, plataforma que proporciona oportunidade para as cidades se engajarem em processos de integração da natureza.

Institucionalmente, o ICLEI também é parceiro da Plant-for-the-Planet, fundação global que possui o objetivo de combater a crise climática através do plantio de árvores. O ICLEI e a Plant-for-the-Planet possuem parcerias em iniciativas como os Embaixadores pela Justiça Climática, que apoia a formação de lideranças do futuro por meio da educação ambiental.