As Soluções baseadas na Natureza (SbN) como alternativa para o planejamento urbano

Durante sessão no evento Connecting Nature Summit, Recife e Salvador compartilharam suas experiências na implementação de SbN em planos locais de ação climática

06 de abr de 2021

Foto Reprodução: Parque Capibaribe

As cidades têm sentido cada vez mais os efeitos da emergência climática no cotidiano de suas populações. Mudanças no regime das chuvas, intensificação das secas, escassez de água, tempestades, inundações, alterações de ecossistemas, redução da biodiversidade e perda de áreas férteis são alguns dos eventos causados pelas alterações climáticas.

 

Sendo as cidades as protagonistas na luta contra a emergência climática, os governos subnacionais têm uma grande necessidade de encontrar alternativas para enfrentar as vulnerabilidades do território e proteger seus cidadãos. 

 

Estudos recentes, como o lançado pela Comissão Global de Adaptação, desenham um caminho para aumentar a resiliência dos centros urbanos. Entre as recomendações principais está o uso de Soluções baseadas na Natureza (SbN), que se mostram como alternativas eficientes para os desafios urbanos enfrentados pelos governos locais. 

 

O termo Soluções baseadas na Natureza foi cunhado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) para definir um conceito guarda-chuva que inclui abordagens para a restauração e conservação de ecossistemas, serviços de adaptação climática, infraestrutura natural, gerenciamento de recursos naturais, entre outras.

 

Através deste caminho, os governos locais e regionais priorizam ambientes saudáveis, nos quais o ar, a água, o solo e todos os recursos naturais que sustentam a vida e a saúde são protegidos e nutridos. Implantam estratégias e planos que destravam o potencial da natureza para fornecer serviços essenciais e novas oportunidades econômicas. 

 

No Brasil, algumas cidades já implementam SbN como elemento principal em seus Planos Locais de Ação Climática. São os casos do Recife e de Fortaleza. 

 

Carlos Ribeiro, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, compartilhou a experiência da cidade ao transformar o rio Capibaribe em espinha dorsal da cidade através de áreas de lazer, descanso e bem-estar, dispostas em suas margens, formando o Parque Capibaribe.

 

Área de influência Parque Capibaribe

 

O projeto prevê um sistema de parques integrados ao longo de 15 km em cada margem do rio Capibaribe, totalizando 30 km de transformações nas bordas do principal curso d’água da cidade. A iniciativa irá conectar espaços e efetivar uma forma mais fácil e segura de se deslocar pela cidade para pedestres e ciclistas. O Parque Capibaribe favorecerá 42 bairros da cidade, beneficiando diretamente 455 mil pessoas. A iniciativa pretende influenciar o modo como as pessoas se deslocam na cidade, proporcionando novas conexões entre os bairros.

 

Segundo Renata Farias, gerente de sustentabilidade da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, a cidade tem trabalhado para permitir uma maior  integração entre o meio ambiente construído e o natural, visando a melhoria da qualidade de vida dos habitantes  com a revitalização e a ampliação de áreas verdes no município. 

 

Um dos principais projetos é o Parque Rachel de Fonte, que trará  benefícios como a recuperação de microecossistema em meio ao espaço urbano; a recuperação da mata ciliar e da qualidade da água; a criação de microclima, gerando conforto térmico local e melhoria do sistema de drenagem da água. 

 

Área de influência Parque Rachel de Fonte

 

Além de promoverem mais qualidade de vida para as populações nas cidades, as SbN são cada vez mais consideradas no processo de financiamento para os projetos locais, segundo Cecilia Guerra, executiva principal e diretoria de Sustentabilidade, Inclusão e Mudanças do Clima da CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina). Em 2020, 24% do orçamento do banco foi dedicado para projetos que proporcionam ações de mitigação e adaptação climática, contemplando as SbN como alternativa em busca do desenvolvimento urbano mais sustentável, verde e justo. 

 

Fortaleza e Recife são duas cidades importantes no contexto brasileiro e são exemplos de adaptação dos territórios para enfrentar a crise climática, mostrando que para isso são necessários bons sistemas de informação e capacidade de resposta, além de ações concretas para melhorar as condições de vida das populações, utilizando sempre  a experiência, conhecimento e contexto social e cultural das cidades. 

Tags: