Como efetivar e implementar ações que cumprem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU?

Concurso realizado pelo projeto social Folhas que Salvam, em parceria com ICLEI América do Sul propõe que juventudes colaborem com ações sustentáveis e possíveis soluções para problemas locais de comunidades

21 de set de 2021

Foto: Jacob Lund

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram definidos durante o encontro da Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em 2013, e marcaram o início da chamada Agenda Pós-2015. Além de ser considerado um dos acordos mais ambiciosos da história da diplomacia internacional, os ODS são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de ambientes mais seguros e igualitários. 

 

O estilo de vida moderno é caracterizado pelo modelo urbano industrial. A maior parte da população global vive em torno do que ocorre nos grandes centros: trabalho, vida, estudos e lazer. Com o progresso industrial, houve o crescimento desordenado das cidades nas últimas décadas. Este crescimento desenfreado traz à tona uma indagação: O processo de desenvolvimento urbano segue um caminho que possibilite uma vida de qualidade para todos e todas e que preserve os ecossistemas existentes?

 

O 1º Concurso ODS 11 — Cidades e Comunidades Sustentáveis foi desenvolvido para que as juventudes pudessem refletir sobre os problemas locais relacionados ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 (tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis) e propor soluções por meio do desenvolvimento de uma política pública para suas cidades e/ou comunidades. A competição é uma realização do projeto social Folhas que Salvam, em parceria com o ICLEI América do Sul. 

 

Durante o processo, os candidatos apresentaram uma ideia de proposta (política pública) partindo da análise de um problema da cidade ou comunidade, para depois apontar especificamente qual seria a atuação diante do desafio escolhido. A seleção também considerou as  cartas de motivação elaboradas pelos candidatos, nas quais era requisito justificar suas escolhas com base em argumentos relacionados ao contexto econômico, social,  étnico e nacional, estadual e/ou regional. 

 

Após apresentação das propostas, os candidatos foram avaliados por uma banca composta por um grupo de pessoas com conhecimento específico na Agenda 2030 e elaboração de políticas públicas. 

 

Os três primeiros colocados na premiação receberam livros de cunho ambiental e com um certificado assinado pelo Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo.  Ao primeiro colocado foi concedida uma vaga no Programa de Voluntariado do ICLEI América do Sul e a oportunidade de elaborar uma publicação conjunta com a equipe técnica da Rede ICLEI, confira abaixo a classificação: 

 

1º: Anderson Ferreira da Silva, estudante de Edificações no Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió (AL). 

 

2º: Manuella Comerio de Paulo, bacharela em Arquitetura e Urbanismo, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, ES). 

 

3º: Rodrigo Malafaia, estudante de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero (SP). 

 

A frente de Juventudes no ICLEI América do Sul: 

Juventudes é uma área de atuação que permeia todas as outras esferas de trabalho do ICLEI América do Sul, integrando em suas atividades a participação das juventudes por meio de uma aproximação colaborativa e de um diálogo transversal especializado e estruturado com instituições de ensino superior, escolas e governos locais, permitindo o envolvimento dos jovens com as mais diversas questões da agenda de sustentabilidade.

 

A área de Juventudes está alinhada ao desenvolvimento equitativo e centrado nas pessoas, um dos cinco caminhos estratégicos do ICLEI para o desenvolvimento urbano sustentável. Por esta atuação, sensibilizamos as novas gerações sobre o envolvimento em projetos relacionados com o meio ambiente, proporcionamos conhecimento e contribuição para implementação de projetos e políticas públicas, instigamos o interesse dos jovens sobre sustentabilidade e contribuímos para a formação futuros gestores.