Adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Para um Mundo Sustentável e uma Humanidade Melhor, Países Adotaram 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Assembleia Geral da ONU.

26 de set de 2015

Adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Assembleia Geral da ONU

Entre os dias 25 e 27 de Setembro, lideranças do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade participaram da Cúpula de Desenvolvimento Sustentável em Nova York, EUA. A delegação do ICLEI esteve presente para testemunhar a adoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), incluindo um ODS dedicado ao tema ‘Urbano’, que visa “tornar as cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.” Ao adotar os ODSs, os líderes mundiais irão promover transformações globais que contribuirão significativamente para acabar com a extrema pobreza, a luta contra a desigualdade e a injustiça, e enfrentar as mudanças climáticas.

 

 

 

Este evento marca um passo significativo para o futuro do desenvolvimento global e é um esforço importante para garantir a prosperidade e igualdade para todos os cidadãos, respeitando os limites do planeta. Os ODSs completam os demais resultados restantes da conferência Rio + 20, em 2012, construídos com base nos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), e se conectam com os resultados dos processos intergovernamentais globais em 2015. Esta nova era de desenvolvimento representa uma oportunidade para revigorar os compromissos ambientais globais estabelecidos na Agenda 21 e assegurar uma integração igualitária dos pilares de desenvolvimento sustentável social, econômico e ambiental.

 

 

 

A delegação do ICLEI incluiu mais de 20 representantes municipais oficiais e membros executivos da região Norte e Sul do mundo, muitos dos quais já avançaram os ODS em suas cidades.