Cidades e setor privado conversam sobre soluções urbanas sustentáveis no GTH2014

O Global Town Hall do ICLEI na Feira de Soluções Metropolitanas 2014 em Hannover, Alemanha, serviu como ponto de encontro entre cidades participantes do Projeto Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono – Urban LEDS e representantes do setor privado.

12 de abr de 2014

Reprodução

O Global Town Hall do ICLEI na Feira de Soluções Metropolitanas 2014 em Hannover, Alemanha, serviu como ponto de encontro entre cidades participantes do Projeto Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono – Urban LEDS e representantes do setor privado. Foram cinco dias de diálogos entre cidades e representantes de empresas ligadas a tecnologias para áreas urbanas sobre soluções de baixa emissão de carbono, para resiliência e eco eficiência.

 

 

O evento possibilitou inúmeras formas de interação ao vivo para os presentes, ou online para as cidades que não puderam estar em Hannover. Foram oferecidos painéis de debate, apresentações, conversas bilaterais, tours personalizados pelo evento e visitas à exposição nos stands. Organizado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, o Global Town Hall no Metropolitan Solutions foi criado para facilitar a interação e articulação dos governos locais dentro da Feira de Hannover (Hannover Messe), possibilitando que as cidades interajam com o setor privado em uma arena neutra, conhecendo tecnologias do Estado da Arte e colocando demandas pelo desenvolvimento de novas soluções.

 

 

 

No ano de 2014 o evento abordou 7 temas: Energia Urbana, Água, Mobilidade e Logística, Construções e Infraestrutura, Segurança Urbana, Extração Urbana e Soluções de Desperdício e Gestão Urbana. Ao longo das conversas e apresentações, foi possível observar os temas que ganharam maior destaque entre as cidades, como Mobilidade Urbana, Construções Sustentáveis e Eficiência Energética.

 

 

 

No âmbito do Projeto Urban LEDS, quatro Cidades membro do ICLEI SAMS e participantes do Projeto no Brasil apresentaram ações e demandas: Belo Horizonte, Fortaleza, Recife e Sorocaba. O Vice-Prefeito e Secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte, Délio Malheiros, ressaltou o trabalho junto ao ICLEI SAMS desde 1993 e apresentou as ambições da cidade para redução de 20% das emissões até o ano de 2030.

 

 

 

A cidade de Fortaleza foi representada pela Coordenadora de Políticas Públicas, Magda Maia, que apresentou ao público um panorama da cidade e desafios os quais a Prefeitura vem identificando, como revitalização dos corpos hídricos, divisão da gestão urbana e ambiental, licenciamento de construções, mobilidade e preservação de áreas verdes. Por sua vez, a Gerente do Instituto de Planejamento Urbano da Prefeitura da Cidade do Recife, Evelyne Labanca, destacou os problemas sociais enfrentados em sua região, principalmente relacionados à desigualdade social, e a gestão dos recursos naturais.

 

 

 

Veja aqui às apresentações