Cidades colombianas ratificam seu compromisso na luta contra a mudança do clima

Municípios aderem ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia na América Latina e no Caribe

03 de nov de 2020

Crédito: Getty Images iStockphoto

Na quarta-feira (28) foi realizado evento virtual para declarar o compromisso das cidades colombianas signatárias do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia da América Latina e Caribe.

 

O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM) é uma aliança global de cidades e governos locais voluntariamente comprometidos com a luta contra a mudança climática, reduzindo seus impactos ​​e facilitando o acesso a energia sustentável e acessível para todos.

 

“As cidades são parte do problema e devem ser parte da solução. O GCom foi lançado em 2018 e hoje reúne mais de 10.000 cidades de 188 países diferentes”, declarou Patrícia Llombart, Embaixadora da União Europeia na Colômbia na abertura do evento.

 

O Pacto tem mais de 10.000 governos locais comprometidos em mais de 135 países ao redor do mundo, representando quase 10% da população mundial. Os governos locais comprometidos com o GCoM devem preparar inventários de emissões de GEE, avaliações de risco climático e vulnerabilidade, estabelecer metas e planos de ação, incluindo mitigação, adaptação ou ambos.

 

Entre os objetivos do encontro estava o de apresentar aos governos locais da Colômbia as ambições do Pacto, bem como os compromissos estabelecidos para as cidades que o aderem: reduzir as emissões de gases de efeito estufa; identificar e se adaptar aos riscos associados às mudanças climáticas e aumentar o acesso à energia limpa e acessível.

 

“Com este evento fortalecemos o vínculo de trabalho entre ICLEI, Asoscapitales e Fedemunicipios, demonstrando a união das entidades vinculadas ao Pacto, com o apoio da UE e do governo colombiano na promoção dessa agenda”, disse Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI América do Sul.

 

“Nossos prefeitos estão totalmente comprometidos com esse trabalho e podem continuar contando com o apoio da Asocapitales ”disse Luz María Zapata, diretora executiva da Associação Colombiana de Capitais.

 

“As alianças dos governos locais são decisivas para a incidência de ações climáticas de impacto” Gilberto Toro Giraldo, diretor executivo da Fedemunicipios.

 

O evento contou com a presença de representantes de mais de 30 municípios: Pereira, Riohacha, Quibdó, San Juan de Pasto, Villavicencio, Gámeza, Beteitiva, Bucaramanga, Miranda, Monguí, Busbanzá, Chivatá, Corrales, Encino, Floresta, Manizales, Santa Helena del Opón, Morelia, Mongua, Bahía Solano, La Estrella, Cumbitara, Ocamonte, Solano, Caldas, Riosucio (Caldas), Tópaga, Cartagena das Índias DT e C, Cicuco, Silvia, San José de Caldas, Briceño e Macanal.

 

Além dos representantes da cidade, também esteve presente o vice-ministro Nicolás Galarza Sánchez do Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, sendo este seu primeiro evento oficial. “Estou muito feliz em participar desta declaração de compromisso do GCom como meu primeiro evento como vice-ministro, reiterando o compromisso da Colômbia com as políticas públicas sobre mudança climática” anunciou.

 

Este evento foi organizado pelo Pacto Global de Prefeitos da América Latina e Caribe, financiado pelo Programa Internacional de Cooperação Urbana da Comissão Europeia (IUC-LAC) e implementado na Colômbia pelo ICLEI América do Sul, com o apoio de Asocapitales e Federação Colombiana de Municípios.

Tags: