Dia Internacional da Juventude

 

No dia 12 de agosto, é comemorado o Dia Internacional da Juventude. Criado, originalmente, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, como consequência da Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos Jovens, em Lisboa, Portugal, a data tem como principal objetivo focar na educação e conscientização dos jovens sobre a responsabilidade que assumem como representantes do futuro do planeta.

 

Quando falamos em desenvolvimento urbano sustentável, é necessário levar em consideração a formação e familiarização das juventudes para as questões relacionadas ao tema, com participação em processos de tomada de decisão, discussões de alto nível, pesquisa, estudos de casos e experiências profissionais, já que os jovens serão responsáveis pelas ações no futuro visando um crescimento ordenado e respeitoso com o meio ambiente.



Redes Sociais ICLEI América do Sul: 

Juventudes

As juventudes são responsáveis por conduzir ações em prol da sustentabilidade. Por isso, o ICLEI América do Sul incentiva e apoia esse movimento por meio de parcerias com diversas organizações e coletivos, com o intuito de disponibilizar espaços de fala para seus representantes.

DESTAQUES

#DiaInternacionaldaJuventude

Para construir um futuro mais sustentável e seguro para as próximas gerações, é fundamental inserir os jovens nos espaços de discussão sobre ações voltadas para o meio ambiente. Isso porque eles são responsáveis e ativos nas iniciativas em prol da sustentabilidade. Com o intuito de promover maior conscientização sobre a responsabilidade que as juventudes assumem enquanto representantes do futuro do planeta, a ativista Luísa Falcão preparou um artigo para o site do ICLEI América do Sul no qual compartilha um pouco mais sobre esse tema.

🌐 Concurso SUEP

Você é um(a) jovem agente de mudança e apaixonado(a) por segurança e proteção em seu contexto urbano? O Programa de Ambientes Urbanos Seguros (SUEP) é uma iniciativa totalmente nova e visa atingir um impacto duplo: por um lado, que o próprio ambiente urbano seja mais seguro para os jovens, e, por outro, que os próprios jovens se sintam mais seguros em seus ambientes e contextos urbanos. Saiba mais!

GALERIA DE IMAGENS E VÍDEOS