Brasil Kirin e Aoka Labs criam espaço de diálogo em torno da crise hídrica em Itu

O encontro foi organizado e mediado pela Aoka Labs, empresa de inovação social

29 de jun de 2015

Reprodução

Com a crise hídrica que se espalhou e se tornou notória na Cidade de São Paulo no ano de 2014, se agravando bastante na Cidade de Itu, a empresa Brasil Kirin teve a ideia de criar um espaço de diálogo aberto em torno da crise. A conversa contou com a presença de um grupo diversificado de atores interessados e especialistas no tema. O encontro foi organizado e mediado pela Aoka Labs, empresa de inovação social, nos dias 11 e 12 de junho, no Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica Brasil Kirin, Município de Itu.

 

O objetivo principal do encontro, formado por convidados que foram divididos em grupos, foi criar um espaço de diálogo voltado à co-criar ideias e propostas práticas como soluções à gestão hídrica. Um dos convidados foi a especialista em governança da água e Secretária Executiva do ICLEI América do Sul, Jussara Carvalho, que participou de um grupo que sugeriu a elaboração de um Planejamento para a Gestão Integrada de Recursos Hídricos em nível municipal. Os convidados representaram diversos setores da sociedade como, setor privado, ONGs, academia, setor governamental, especialistas e da sociedade civil.

 

A atividade também contou com uma ida a ‘campo’ para conhecer os impactos da crise em determinados lugares da região de Itu e a experiência de dois espaços específicos que se adaptaram à crise de maneiras diferentes.

A rede ICLEI conta com uma ferramenta específica para gestão municipal de recursos hídricos, visando o planejamento intersetorial, participativo e integrado.