Canoas

Brasil

Associado desde 2017

 

A cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, associou-se ao ICLEI e, no ano seguinte, firmou compromisso com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia, recebendo capacitação personalizada sobre os Inventários de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE). 

 

Em 2019, Canoas participou do Programa de Treinamento de Representantes Municipais para a Elaboração e Implementação de Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Em 2020, a cidade lançou seu primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa. O documento revela o perfil de emissões de GEE da cidade, identificando suas principais fontes e permitindo o desenvolvimento de estratégias ambiciosas de redução dessas emissões, bem como de mitigação dos impactos das mudanças do clima.

 

Em 2021, tivemos intensa agenda de reuniões e a Câmara de Vereadores, por meio de Lei Autorizativa, endossou que o município iniciasse o trabalho conjunto com o ICLEI para implementaçção dos seguintes projetos: Análise de Riscos e Vulnerabilidades Climáticas, Diagnóstico de Serviços Ecossistêmicos, Plano de Ação Climática, Certificação de Escolas Sustentáveis e Embaixadores da Justiça Climática. 

 

 

O aniversário de Canoas é comemorado em 27 de Junho.