Votação para nova composição do Comitê Executivo Regional está aberta

A votação para o Comitê Executivo Regional (RexCom) do ICLEI América do Sul para o período 2021–2024 está aberta até o dia 27 de julho de 2020.

16 de jul de 2020

Crédito: Reprodução

A votação para o Comitê Executivo Regional (RexCom) do ICLEI América do Sul para o período 2021–2024 está aberta até o dia 27 de julho de 2020.

 

O RexCom representa os associados do ICLEI América do Sul nas instâncias regionais e globais da organização e frente a parceiros externos, além de servir como porta-voz para os associados da região poderem expor suas considerações nos vários processos de tomada de decisão referentes aos caminhos e estratégias adotadas pelo ICLEI na América do Sul.

 

“O crescente engajamento dos associados da região com a governança da rede é essencial para que o ICLEI América do Sul siga atuando em concordância com as reais demandas de seus membros, buscando sempre elevar o protagonismo das cidades nas agendas globais de sustentabilidade”, afirma o secretário executivo da organização, Rodrigo Perpétuo.

 

A eleição do RexCom será realizada por meio de um formulário online, onde consta também os perfis das prefeitas e prefeitos candidatos.

 

É importante atentar-se para as seguintes orientações:

– Acesse o link para votação;

– Preencha os campos solicitados;

– Cada cidade associada poderá votar apenas uma vez;

– Os candidatos serão eleitos a partir da maioria dos votos em favor de sua candidatura;

– Poderão votar as cidades adimplentes em relação às anuidades da rede até 2019.

 

Ao final do período de votação, as Secretarias Regionais e Globais do ICLEI formalizarão o Comitê Executivo Regional para o período 2021-2024. Serão considerados os candidatos mais votados, respeitando critérios adicionais de equilíbrio geográfico e representação de gênero.

 

Candidaturas

 

 

Atividades e responsabilidades

 

  • Representação dos associados da América do Sul nas instâncias de tomada de decisões do ICLEI: Espera-se que os membros do Comitê compareçam às reuniões presenciais (anuais) e virtuais (trimestrais) do RexCom e às reuniões do Conselho ICLEI. Para reuniões virtuais, será possível delegar a representação.

 

  • Representação do ICLEI América do Sul em instâncias de advocacy, reuniões e eventos externos nacionais, regionais e globais: Espera-se que os membros do Comitê estejam dispostos a representar a rede em instâncias externas.

 

  • Promoção do ICLEI na América do Sul: Espera-se que os membros do Comitê promovam a organização e seus meios de comunicação; em diálogos com potenciais sócios e financiadores e no recrutamento de novos associados na América do Sul.

 

  • Contribuição para o desenho e avanço da estratégia do ICLEI América do Sul na concretização de sua missão e visão: Espera-se que os membros do Comitê contribuam para a orientação da estratégia da organização na região em relação aos cinco caminhos do desenvolvimento.

 

Estrutura de governança

 

O ICLEI – Governos Locais para Sustentabilidade tem uma estrutura de governança democrática para promover a participação de seus associados nos processos de tomada de decisão e no desenho das estratégias da organização. A governança da rede é composta pelos Comitês Executivos Regionais, o Comitê Executivo Global e o Conselho ICLEI, renovados a cada três anos pelo processo de eleições.

 

 

O Comitê Executivo Regional (RexCom) é o órgão para a representação regional direta, composto por associados ICLEI de cada região escolhidos pelos seus pares. Em 2020, serão realizadas eleições para o período 2021-2024.

 

No modelo de governança, o Conselho ICLEI é composto por todos os membros dos Comitês Executivos Regionais (RexComs); e o Comitê Executivo Global (GexCom) é composto por um membro de cada RexCom, por sugestão de cada Comitê, bem como assentos adicionais ligados à representação de agendas estratégicas para o ICLEI em todo o mundo.

 

O RexCom América do Sul 2021-2024 será composto por cinco (5) assentos preenchidos por representantes dos associados do ICLEI diretamente eleitos pelo processo regular de eleições do RexCom, aberto a todos os associados elegíveis na América do Sul em 2020, incluindo os representantes nacionais da Colômbia e Argentina.

Tags: AMVA, Institucional, Recife, REXCOM, Rodrigo Perpétuo, Santa Fé, São Leopoldo, Sorocaba