Sistema SAMGe – Inscrições abertas para o treinamento da plataforma oficial de análise e monitoramento das Unidades de Conservação

Oferecido pelo ICMBio, treinamento tem prazo final para inscrições em 5 de outubro.

17 de set de 2020

Reprodução: ICMBio

Desde 2016, o Sistema de Análise e Monitoramento da Gestão – SAMGe é considerado ferramenta oficial de análise e monitoramento da efetividade da gestão em unidades de conservação (UCs) federais. Idealizado e desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o treinamento é elaborado com a finalidade de apresentar o sistema (conceitos, metodologia e estruturas) e orientar o correto preenchimento da ferramenta, além de demonstrar a importância da análise dos resultados, a fim de subsidiar o planejamento e melhorias nos processos de gestão das unidades de conservação e, com isso, aprimorar os resultados e as entregas à sociedade pelas unidades de conservação brasileiras.

 

Por meio da análise de inter-relações entre os recursos e valores das UCs (ou seja, daquilo que elas se propõem a preservar), dos usos de seus recursos pela sociedade e das ações de manejo implementadas pelos órgãos gestores, o SAMGe permite diagnosticar como está a gestão das unidades de conservação. O diagnóstico é feito com base em seis elementos: resultados, produtos e serviços, contexto, planejamento, insumos e processos.

 

Com previsão de 40h de duração, em modalidade à distância, o treinamento é aberto e direcionado aos gestores de unidades de conservação, inclusive estaduais e municipais, além de parceiros e profissionais ligados à temática da gestão de áreas protegidas. O prazo para a finalização do treinamento é 20 de Outubro. 

 

 As inscrições devem ser feitas pelo link: http://ava.icmbio.gov.br/mod/page/view.php?id=9078.

 

O SAMGe conta com o apoio dos projetos de Consolidação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC/LifeWeb e Áreas Protegidas Locais, implementados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) atuam em cooperação com a GIZ na implementação do projeto Áreas Protegidas Locais.

 

Também no âmbito do projeto, e visando fornecer e disseminar ferramentas que qualifiquem a gestão de áreas protegidas como o SAMGe o ICLEI América do Sul lançou em julho a sub-rede temática de Áreas Protegidas Locais. A iniciativa está aberta a governos subnacionais engajados e/ou interessados na temática de biodiversidade, com foco em áreas protegidas locais e outras medidas de conservação.